segunda-feira, 29 de junho de 2015

BUSCA

BÚSQUEDA


Obax nafisa.


Em português

- Benito e João, como estão suas manhãs? – Pergunta Paulo.
- Bem, obrigado! E você? – Responde Benito e também João: Bem!
- Eu estou... Assim: Ainda está escuro onde vivo, mas os carros já estão acordados.
Já eu estou assim: Uma libélula entrou no meu quarto. – Diz Benito. – Ela buscava a luz do abajur. No entanto, encontrou meus livros e neles pousou. Penso que estão querendo dar uma voltinha... Os livros e a libélula. E eu quero ir com eles.
- Ontem à noite duas luzes voavam rente ao chão e três pontinhos brancos pulavam com quase suavidade. – Fala João. – Lentamente uma sombra se condensa ligando-os. Um gatinho preto e branco se incorpora. Para! Me olha! Eu o chamo, ele pensa bem e vem até mim. Passo a mão em suas costas, em suas orelhas e ele cerra os olhinhos. Jamais tinha visto ele antes... – Benito o interrompe para corrigir: “Jamais o tinha visto antes”. João ignora e continua seu relato. – Não sei se o verei. Mas o gatinho preto e branco e a noite escura deram luz ao meu instante.
- Mais cedo eu tinha caminhado com meu cachorrinho. – Fala Paulo. – Estudei um pouquinho. Agora eu vou rezar, depois tomarei meu café da manhã e estudarei um pouco mais. E vocês?
João responde em seguida e depois, Benito:
- Os pássaros e os galos cantam e sua música é melhor que a dos carros.
- Com certeza! Rerrê. Eu irei ler e escrever um pouco porque os pássaros cantam...
As nuvens cinza
O ruído da fábrica
Os bêbados e as putas
E todos os perdidos na noite
Não me fazem rir

Fazem-me sorrir
Todos que se buscam
Os festeiros e os amantes
O som de galos e pássaros
E as nuvens que voam

- Conversa esquisita essa que tivemos, né Benito?
- Também achei.
Os dois caminham pela rua arborizada com o sol no rosto.


En español

- Benito e Juan, ¿Cómo están sus mañanas? – Pregunta Pablo.
- ¡Bien, gracias! ¿Y tú? – Contesta Benito y Juan también responde: ¡Bien!
- Yo estoy… Así: Aún está oscuro donde vivo, pero los coches ya están despiertos.
Ya he estado así: Una libélula se adentró en mi habitación. – Habla Benito. – Ella buscaba la luz de la lámpara. No obstante encontró mis libros y en ellos posó. Pienso que están pensando en salir… Los libros y la libélula. Y quiero ir con ellos.
- Anoche dos luces voleaban ras al piso y tres puntitos blancos brincaban con casi suavidad. – Charla Juan. – Lentamente una sombra se condensa ligándolos. Un gatito negro y blanco se incorpora. ¡Para! ¡Mírame! Yo le llamo, él piensa y camina hasta mí. Paso la mano en sus espaldas, en sus orejas y él cierra los ojitos.  Jamás vi él antes… – Benito lo interrumpe para corregirlo: “Jamás lo vi antes”. Juan lo ignora y continúa su relato. – No sé se lo veré. Pero, el gatito negro y la noche oscura alumbraron mi instante.
- Más temprano, yo caminé con mi perrito. – Pablo charla. – Estudié un poquito. Ahora me voy a orar, después desayunar e estudiar más un poco. ¿Y vosotros?
Benito responde y pasado un rato Juan contesta:
- En seguida iré leer y escribir un poco porque los pájaros cantan…
- Los pájaros e los gallos cantan y su música es mejor que de los coches.

Las nubes grises
El ruido de la fábrica
Los borrachos y las putas
Y todos los perdidos en la noche
No me hacen reír

Me hacen sonreír
Todos que se buscan
Los festivos y los amantes
El sonido de gallos y pájaros
Y las nubes que vuelan

- Benito, plática extraña esa… ¿No es verdad?
- Pienso lo mismo.
Los dos caminan por la calle arborizada con el sol en sus rostros.


Ofereço aos aniversariantes da semana:
Jessica Magalhães, Hudson Dias, Melquis E. Lopes, Pierre André, Claudia Turatti, Beatriz Myrrha, Daniel R. Salgado, Guilherme Rodrigues, Joice Soares e Mayra F. Gonçalves.
Sucesso também ao Grupo Farroupilha.

Recomendo a leitura das poesias sem nome de Karine Faria


Escrito entre el día 03 de julio de 2014 y el día 29 de junio de 2015.

Nenhum comentário: