domingo, 9 de abril de 2017

PORÕES BEM SUBTERRÂNEOS

SÓTANOS MUY SUBTERRÁNEOS



Em português

- Oi, com licença!
- Oi! O que desejam?
- Somos de uma rede de pesquisa e gostaríamos de fazer uma breve entrevista.
- Tudo bem. O que querem saber?
- Tem religião?
- Sim, sou pastora da igreja.
- Tem partido político?
- Sim, me candidatei e acabei de ser eleita.
- Qual é a base doutrinária da sua igreja?
- Minha igreja diz que a desigualdade social, sexual e etc. é a Vontade do Senhor. Que só Jesus é o Salvador e que essas coisas africanas, de índio ou orientais não são de Deus. As comunidades quilombolas, por exemplo; estão tão cheias de pretos gordos, mas tão gordos que não servem nem para procriar. E ainda acham que podem proclamar a Verdade? Aleluia, Jesus! Por isso proclamamos a Palavra com amor. Glória Deus!
- E qual é sua base partidária?
- Meu povo! Meu partido, o PQP, visa garantir um estado obediente aos bons princípios da salvação cristã através do viés político. E também o enriquecimento da nação... Digo, o enriquecimento do país. Assim, vamos acabar com essas reservas indígenas que nos impedem de buscar as riquezas que lá estão subterrâneas. Meu povo! A soberania do país é a vontade de Deus e é a missão do PQP.
- Interessante... Para terminar, qual é seu nome?
- Patty. Sou Patty Faria.


En español

- ¡Hola, permiso!
- ¡Hola! ¿Qué desean?
- Somos de una red de encuesta y queremos hacerles una breve entrevista.
- ¿Qué quieren saber?
- ¿Tienen religión?
- ¡Sí, tenemos! – Habla el hombre. – Soy Pastor de la iglesia y ella es mi congregada.
- ¿Tienen partido político?
- ¡Sí! – Habla la mujer. – La iglesia fundó un partido político, me candidateé y acabé de ser electa con ayuda del pastor y de los votos de sus fieles.
Hablando con el primer:
- ¿Cuál es la base doctrinaria de su iglesia?
- Mi iglesia dijo que solamente Jesús es el Salvador y que esas cosas africanas, de indios u orientales no son de Dios. Dijo aún que la desigualdad social, sexual etc. es la Voluntad del Señor. Hay en algunos países comunidades de negros tan gordos que siquiera sirven para procrear. Y piensan que pueden proclamar la Verdad. ¡Aleluya, Jesús! Es por eso que proclamamos la Palabra con amor. ¡Gloria Dios!
Hablando con la segunda:
- ¿Y cuál es su base partidaria?
- ¡Ciudadanos! Mi partido visa garantir un estado obediente a los buenos principios de salvación cristiana a través del bies político. Y también el enriquecimiento de la nación. Así, vamos acabar con las reservas indígenas que nos impiden buscar las riquezas que allá están subterráneas. ¡Ciudadanos! La soberanía del país es la voluntad de Dios y la misión del partido.
- Interesante… para terminar, ¿cómo se llaman ustedes?
- Silvio Güenza!
- Pylloreta Bulario.


Ofereço como presente aos aniversariantes
Rodrigo G. Fernandes, Lidia Mª F. Cruz, Arlete Santos, Tamara Oliveira, Cleiton Zambianchi, Demetrios N. Gualberto, Jeova P. Jesus, Simone Távila, Mariana Dias e Thayná Macedo.

Para saber mais sobre o fim de comunidades quilombolas e indígenas:
https://www.youtube.com/watch?v=zSTdTjsio5g

Recomendo a leitura de “Os Bichos”, de Xúnior Matraga; “Artifício”, deste que vos fala; “A (o) Invisível Trabalhadora – o”, de Sued; e “Antídoto”, de Girvany.

Escrito no início da noite que ainda tem o sol no horário de verão: 17 de dezembro de 2016. Trabalhado entre os dias 17 de fevereiro e 17 de março de 2017. E retrabalhado entre os dias 07 e 09 de abril do mesmo ano.

4 comentários:

Anônimo disse...

Bravo, bravísssimo!!!

Anônimo disse...

Obrigado p\oeta pela força!!! Sempre escrevendo coisas maravilhosas!!!

Anônimo disse...

Citarei voce no meu blog.

Anônimo disse...

Ler um texto é sempre um prazer!!! Obrigo pela força!!