domingo, 21 de abril de 2019

LOCOMOTIVA DAS FLORES



Gostaria de crer que hoje é Páscoa
A Ressurreição de Cristo

paixão
perdão
Barrabás
eleição
coração
escolherá

Mas domingo não há Ressurreição
Porque eternizamos a Paixão

Em meu último de trabalho deste cronto fiquei ouvindo algumas músicas, principalmente vários cantores interpretando “Solo le Pido a Dios”.
Recomendo que também a ouça.
Abaixo o endereço de uma de suas interpretações:


Uma castanheira protege uma roda composta por Professor, Benito, Pope, Pédi e Régis, pelos poetas Gabriel Miguel, Vinícius Siman, Bugra Nena de Castro e Girvany de Morais, e ainda pelas celebridades Noam Chomsky¹ e Jessé Souza².
Uma locomotiva de madeira enfeita o Parque Ipanema. Seus vagões transportam plantas.

- Observem o mundo! – Noam inicia um assunto no coletivo. – Ao observar o mundo constamos que os fatores condutores da política é o rotineiro desrespeito aos direitos humanos tanto quanto ao rompimento de acordos/tratados.
- É! Mas, por outro lado, pensando na formação dos cidadãos. – Diz Jessé. – É tolice crer que a única motivação do comportamento humano é a econômica. A realidade é que o ser humano se comporta conforme a socialização familiar, pois os pais e outros adultos transmitem aos mais jovens quais são as ‘possibilidades’ de sua classe social.
- Segundo os calendários cristãos hoje é Sexta-Feira da Paixão; dia que se medita, não se comemora, a prisão, tortura e morte de Jesus. – Vinícius diz parecendo, mas não fazendo, real mudança de assunto. – Mas na minha concepção domingo não haverá a Ressurreição de Cristo... Pois ainda hoje prendemos, torturamos e matamos.
- Isso não pode ser. Cristo é a gloria. O Vencedor do mundo.
Diz Pédi, o Pobre de Extrema Direita; e Pope, o Pobre Pensante, contesta:
- Pensemos nestas palavras de Cristo³: “O que fizerem aos menores dos meus irmãos estará fazendo a Mim.” e “Tudo o que Eu fiz vocês farão também”.
Próximo, debaixo da árvore ao lado, dois amigos que mais parecem pai e filho discutem puxando minha atenção:
- Viejo, no me voy a cambiar mi manera. Hay que ser así. Vivo mi vida por mí mismo… Soy un árbol.
- Você é você, Mojarrito. Mas mudanças ocorrem, queiramos ou não. Seu valor está em você mesmo. Não apenas creia, mas saiba que quando falo algo é para te apoiar e não te abandonar nas mudanças que hão de vir. Você é você e gosto de você pelo que é. Mas mudanças hão de vir sem se importar com nossa vontade e elas são apenas a evolução na forma de mostrar-se. Da semente o broto, deste a planta, dela as flores para o fruto. E a gloriosa árvore se multiplica repassando suas sementes. E não é necessário morrer pra isso. Basta compartilhar o que tem. Por isso você é você. Irmão, amo você sendo você.
- Sí. Los árboles son grandes profesores.
- Você é.
- Hay personas árboles y hay personas pájaros. Personas pájaros tienen el valor de correr el mundo y, así, cambiarse. Personas árboles se cambian al recibir pájaros en sus copas.
- Você, Mojarrito, é um homem pássaro com alma de árvore. Tem coragem de sair de seu lugar; de deixar as próprias sementes aonde vai. E quando fincar as raízes alimentará pássaros...
- Gente! É verdade que prenderam uma professora por suas ideias? – Bugra retoma minha atenção. – My God!
- Sim. A professora de Sociologia, Camila Marques, foi presa em Goiás, na cidade de Águas Lindas, na manhã de quinze de abril. Isso porque ela é da direção do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica. Professores ‘boçalnatistas’ querem impor a “Escola Sem Partido”, mas, na verdade, visam acabar com a diversidade e estabelecer um pensamento único e na linha conservadora, ultradireitista e neofascista. 

Régis dá uma pausa de poucos segundos em sua fala para observar o pássaro cantando na copa da árvore onde discutiam. E Gabriel completa:
- A Polícia Civil invadiu a escola em um caso de perseguição à militância. Revistaram arbitrariamente a um trio de alunos e a seus pertences; os três são adolescentes e líderes estudantis que uma semana antes participaram de um ato contra o feminicídio. A professora, juntamente com os dois alunos e uma aluna, foi presa por ‘desacato a autoridade’ ao filmar a truculência policial.
Girvany, fica dando sopa, fica; você tem que cuidar para seus pensamento não virarem nem palavras nem ações... – Falo a ele em pensamento. – E você também, Bugra. Fiquem espertos.
- A professora teve o que mereceu. Dá próxima vez, cumpra seu papel: dar aula. É pra isso que pagamos seu salário. – Diz Pédi.
- Pois é, Pédi. Pois é... Apesar de enfrentarmos pais que reclamam por darmos deveres de casa. Apesar de sermos obrigados a passar de ano, mesmo se o aluno não tem conhecimento adequado. E sabe o motivo? Porque a Pedagogia de Freire NÃO é seguida. Apesar de termos que comprar material para ensinar, pois muitos os Governos não oferecem. Até Gramática de Língua Portuguesa eu tive que comprar, pois a escola, que era até bem estruturada, não tinha uma sequer. E sabe o preço? A mais barata estava a oitenta reais. Eu, que sonhava com pelo menos vinte, só pude comprar cinco pra pagar em seis vezes. Pédi, o senhor que ‘nos vê fazendo tão pouco’, apesar de “pagar nosso salário”, bem que poderia comprar umas vinte ou trinta gramáticas e dar para os professores de Português da escola pública mais próxima de sua residência.
Na árvore um pássaro canta algo que parece vir de longe, muito longe; cinco tiros! A ave parece cantar: Dois policiais de Florianópolis, fardados e mascarados, sem nada perguntar, simplesmente invadiram uma casa para matar um negro de dezenove anos que brincava no quintal com uma arma de pressão.
- “Se todos quisermos poderemos fazer deste país uma grande nação.” Assim disse Tiradentes e, igual a ele, acredito nisso. “Vamos fazê-la!”. – Benito finalmente fala e volta ao seu silêncio que não é calar-se. 

Uma locomotiva de madeira enfeita. Seus vagões levam flores ao mundo que se descarrilha.


Ofereço aos aniversariantes:
Felipe Martins e Bispo Filho.
E ofereço aos amigos recém-adquiridos via fb:
Jack Freitas, Mª Clara Oliveira, Tadeu Vilalba, Fabin Graffite e Ana G. Souza.

¹ CHOMSKY, Noam. Quem Manda no Mundo?. [Trad.: Renato Marques]. São Paulo: Planeta. 2017. Interpretação do autor do cronto anotado na p. 192.
² SOUZA, Jessé. A Elite do Atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya. 2017. Interpretação do autor do cronto anotado na p. 87.
³ Mateus, capítulo 25, versículo 40; e João, capítulo 14, versículo 12.
AGUIAR, Laís Vitória Cunha de. Entrevista com a professora Camila Marques que foi presa de forma arbitrária em Goiás. Disponível https://jornalistaslivres.org/entrevista-com-a-professora-camila-marques-que-foi-presa-de-forma-arbitraria-em-goias/ . Acesso 19 Abr 2019.
JORNALISTAS LIVRES. Polícia Militar de Florianópolis Invade Casa e Fuzila Adolescente Negro que Brincava com Arme de Pressão no Quintal: Mais um inocente baleado pela polícia “por engano”. Disponível https://jornalistaslivres.org/a-reportagem-e-as-fotos-sobre-o-assassinato-do-inocente-sao-do-estudante-de-jornalismo-vinicius-dias-para-o-jornal-nd/?fbclid=IwAR18NAJnaFN9iIzLwsbglGZ0MyVGbaDRWifZwPYFrDDHd33wxHxLVXkbmi8 . Acesso 20 Abr 2019.

 Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Imagens:
Locomotiva das Flores – Três fotos do autor e uma de Gabriel Miguel.

Manuscrito na manhã do dia 05 de março; digitado com algumas mudanças quatro dias depois, pela tarde; trabalhado entre os dias 11 de março e 21 de abril. Tudo em 2019.

Nenhum comentário: