domingo, 13 de dezembro de 2020

HEI DE SER HEREGE E ANÁTEMA



 

No Parque Ipanema há uma toalha de mesa com bebidas, comidas e livros. Ao seu redor pessoas que os trouxeram.

Benito lê um poema seu:

Duas das palavras mais lindas:

Herege e Anátema.


Uma é a capacidade de escolher

Outra é Levar as mãos para cima

Oferendando algo a Deus.


Quem escolhe entre pedra e diamante

Entre o certo e o errado

O contestável e o duvidoso

É odiado, preso e morto.

Caluniado, difamado e injuriado.


Quem eleva as mãos aos céus

Sem autorização dos “Louva-Deus”

É odiado, preso e morto.

Caluniado, difamado e injuriado.

Este poema dá rumo para o piquenique.

- Alguém me explica o que leva um presidente Cristão a facilitar a venda de armas quando um dos mandamentos é não matarás?

- Leia a Bíblia e entenderá. Todos os Salmos são rogações de pragas: “que seus ossos apodreçam”, “que ele seja julgado por um corrupto”, “mooooorra!”. Davi era um assassino sem dó nem piedade. Deus manda uma ursa matar umas crianças porque riram da careca de um profeta. Deus manda um anjo matar todos os filhos mais velhos no Egito. Deus afoga toda humanidade. Em Atos Deus mata um casal porque não quis pagar o dízimo. Ódio é a essência do cristianismo. Ignorância é o ensinamento cristão. E matar é a sua prática. Não aceitar isso é não crer na Bíblia. Pois tudo isso e muito mais coisas ruins estão lá.

- Não seja um herege! – Nasce uma furiazinha.

- Ainda não sou de todo um herege, mas chegará o dia que distinguirei o joio do trigo, o diamante do cascalho e saberei escolher com quais ficarei.

- Você é anátema. – A furiazinha se torna criança.

- Ainda não sou de todo anátema, mas chegará o dia que elevarei com pureza minhas mãos aos céus oferecendo perfumes. Enquanto esses dia não chega, rogo: Senhor Jesus, afasta de mim tudo que me afasta de Ti. E Ele me responde: “Então joga a Bíblia fora e me dê um abraço, filho”.

- Joga fora quem manipula a Palavra.

- Palavra de quem? – A furiazinha se torna adolescente. – Se não tem medo de criticar e se tem coragem de pensar veja estes exemplos: Matança é o tema em Deuteronômio 02, 30-35. Violência contra a mulher é o ensinamento de Deuteronômio 22, 20-29. Pedofilia é o tema de Números 31, 17s. Terror é o tema de Juízes 03, 20ss. O Sacrifício humano é ensinado em Juízes 11, 29-34 e em Números 31, 25-54. Assassinato de crianças é o tema de Isaías 13, 13-18. A legitimidade da escravidão é o tema de Êxodo 21, 20s. Observe que não importa a morte do escravo, desde que seja no dia seguinte... Portadores de deficiências são rejeitados por Deus; eis o ensinamento em Levítico 21,18ss. A injustiça e rogação de pragas são os principais ensinamentos contidos nos Salmos; perfeito exemplo é o Salmo 108 (ou 109, dependendo da Bíblia). Quanto mais a pessoa ler a Bíblia mais ela se torna ignorante e carregada de ódio nas suas mais variadas formas. E preconceito é o resumo dessa ignorância e ódio.

- Isso são os cristãos deturpando o Ensinamento judeu... – Disse-me um amigo judeu que se encontrava na roda. Nesse momento a furiazinha se torna uma jovem fúria.

- As três religiões crentes no Deus Único – judaísmo, cristianismo e islamismo – são as mais violentas e terroristas do mundo. Deus é a Sabedoria que ilumina, o Amor que somente dá, a Vida vívida e vivificante. Mas nada é mais blasfemo que as afirmações que seus livros sagrados fazem de Deus. O judaísmo visa escravizar todos os povos não judeus. Veja o que disse Campos – para um instante e abre a impressão de uma monografia, procura algo e quando acha lê:

“Moisés sempre lembrava o povo hebreu de que foram escravos no Egito, ressaltando a importância de Deus, que libertou os hebreus em troca de obediência e abundância no futuro (Deuteronômio, 5: 15 e 15:15). A Torah legitima, todavia, a escravização de outros povos, mas nunca a escravização de hebreus, visto que estes são acolhidos na Bíblia como o povo escolhido por Deus para perpetuar as palavras deste na Terra, como consta em Deuteronômio. Além disso, dos filhos dos estrangeiros que se hospedam entre vós, deles comprareis, e de suas famílias que estão com vocês, que geraram em vossa terra: e eles serão vossa propriedade. E deixá-los-ei como herança para vossos filhos depois de vós, para mantê-los como propriedade; deles tereis seus escravos para sempre: mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não tereis domínio, um sobre o outro, com severidade’ (Levítico, 25:44-46).”.

- Há outras passagens do Torah proclamando a escravidão de outros povos. Mas essa basta por hoje. Minha origem é cristã católica e muito estudei a Bíblia; pratiquei e estudei o LAVE, mais conhecida como Lar da Vida Eterna. Também estudei medianamente o espiritismo e o budismo, e um pouco da Umbanda e do Candomblé. Olhando a História das Américas percebe-se que suas religiões são muitíssimos violentas. Resumindo: Tendo algum conhecimento dessas religiões só continua frequentando-as quem visa dominar no lugar de amar. Renegam o Deus Conosco, o Emanuel. Não! Não vou mais compactuar com nenhuma igreja.

A fúria agora é adulta.

- Benito, eu respeito a sua dor. Mas o que eu tenho para lhe dizer é que em Setembro de 1996 conheci o LAVE em uma tarde de sábado e duas almas maravilhosas. Uma delas era a sua mãe. Estas duas senhoras encheram o meu coração de luz e esperança e minha alegria voltou. Saí do seminário convicto de que iria estudar os ensinamentos do LAVE. E que o faria chegar ao maior número possível de pessoas. Depois de um tempo conheci a ti, grande Benito. Você e sua mãe esbanjam Luz e Sabedoria. Você foi a minha casa várias vezes, fazer orações, estudar comigo e R. De lá para cá são vinte e cinco anos de caminhada cheios de altos e baixos. Mas eu e R estamos aqui firme nos ensinamentos do LAVE. Volta para o grupo, amigo. Você é muito importante para nós.

- Agradeço pelo convite, mas não. Eu não quero retornar. E vou ser claro no porquê. O LAVE é um fábrica de coxinhas. Coxinha no sentido de quem é boçalnariano. A grosso modo mais de noventa por cento dos integrantes do LAVE são imbecis que só sabem dizer “Luladrão, petê mal, Boçalnato bonzinho” e outras idiotices mais. E não, não estou defendendo Lula ou o partido. Apenas digo que repetem sem conhecimento de causa. A verdade é: toda e qualquer religião, sem exceção, não re-li-ga a Deus; Afasta! O LAVE, no meu ponto de vista, é a que menos afasta o ser humano de Deus. Mas como toda e qualquer religião não é de Deus. Em qualquer crença todos os livros religiosos apregoa: a mulher é inferior. Sendo que todo homem é apenas cinquenta por cento homem, no sentido biológico. Até o terceiro mês de gravidez todo homem é feminino. A partir desse terceiro mês que o testosterona começa a ser produzido e começa a transformar o clitóris em pênis, os ovários em bolsa escrotal, a vagina se fecha e por isso a nossa bolsa escrotal tem uma espécie de cicatriz. Todos os grandes livros religiosos colocam a mulher como ser secundário. Sendo que ela é o primário. Em todos os âmbitos, e não só nas questões da mulher, do gênero, da sexualidade, o que as religiões fazem de seus seguidores? Que as pessoas deveriam ser intelectuais, mas só sabem dizer bobagem. Não têm base, não tem fundamento científico. Só ficam atrás de feiquenius. Não tenho paciência com quem é burro apesar de instruído.

No auge de sua força a fúria faz o grupo se levantar.

Ao mesmo tempo, da toalha de mesa sobre o chão, se escuta uma apaziguadora cantiga. As pessoas olham para baixo e veem os cantores:

Versos Ácidos do Vale do Aço, Um Grito em Cada Poema, O Ickabog, o volume I de Escravidão, Memórias do Cárcere, Grande Sertão: Veredas e outros livros.

As pessoas se sentam, comem e bebem um pouco. Voltam a falar de religião, política, sociedade, saúde, educação e arte. Mas agora sob as óticas de Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Laurentino Gomes, Rowling, Girvany de Morais, Rubem Leite, Amanda, Didiu, Roberta, Paulo, Flávia, Kadosh, Carlos, Diego e Joe. É o intelecto conduzindo, não as crendices.

 

 

Ofereço como presente aos aniversariantes:

Marcelo Telo Assis e Guilherme Batista.

 

Campos, Diego de Souza Araujo. Escravidão e Hierarquia na Antiguidade Bíblica. Um estudo sobre a escravidão em suas relações com a hierarquia social: heranças e particularidades da instituição escravocrata. Disponível http://livros01.livrosgratis.com.br/cp059443.pdf . Acesso 13 Dez 2020.

Sobre heresia e anátema:

https://www.dicionarioetimologico.com.br/heresia/

https://origemdapalavra.com.br/palavras/anatema/



Rubem Leite
é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.

É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes.

É graduado em Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”.

Autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”.

Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).

Imagens feitas pelo autor.


Escrito entre os dias 28 de agosto e 13 de dezembro de 2020.

Um comentário:

Josiane Hungria disse...

Aqueles que não têm preguiça de pensar serão castigados nos dias da hipocrisia. Resistimos