domingo, 3 de outubro de 2021

O HINO É INOCENTE, MAS NÃO A GENTE

  

Árvores choram flores!

Abrigamos pássaros

É quando estes voam

Que nos florescemos.

 


- Gosto de entoar o Hino Nacional. Creio poder ser bom nas escolas, nas empresas, nos lares.

- Quanta bobagem. Cantei o Hino quando criança, meus pais cantaram e meus avós também. E essas três gerações, assim como a atual, não deixaram de ser corruptas.

- Creio que ele – o Hino Nacional –, quase como os livros, podem mudar as pessoas para mudarmos o mundo.

- É?!? Estas quatro gerações pouco tiveram de bom. Ignorantes, corruptas, preconceituosas...

- Mas a Arte, a Literatura, o Hino Nacional não podem obrigar a pessoa a ser sábia, amorosa, vívida, vivificante, harmoniosa, solidária, forte, corajosa. Não podem! O que podem é mostrar o bom caminho. Cabe a pessoa seguir; ou não...

- Veja o veio da Havan. Diz ele que a esposa lhe encorajou: “Vão atacar sua honra, mas a verdade está com você, pois só fez bem ao Brasil e aos brasileiros” e o dito cujo repetiu com toda tranquilidade. Realmente não consigo entender a ‘cara de pau’ e falta de decoro dessas e outras pessoas.

- Não há como discordar de sua indignação. Igualmente sofro. O que faço é

Tapete de sibipiruna

Alimenta o dia

Não, espero, para disputa

Mas para coragem e, desejo,

                                   Alegria.


 

Minha casa é lar

Lar é lugar

Não de alugar

Vitória espezinhando

É vitória a si

E solidarizando.

 

 

Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO. É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. É graduado em Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”. Autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).

Imagens: fotos do autor – A primeira é vista da janela do meu quarto e a segunda é em uma das ruas do bairro Primavera. Todas em Timóteo MG.

 

Escrito entre 29 de setembro e 03 de outubro de 2021.

Um comentário:

Glaussim disse...

"Está na cara... Você não vê... O segredo está na cura(do medo). Que a cara diz que está cura, está na medula! O segredo está na cara, está na cura do medo." (Gilberto Gil)