sábado, 26 de julho de 2008

10 Considerações

Rubem Leite

rubemleite@notaindependente.com.br


Na sala meu irmão assiste alheadamente atento a tv fora do ar e dois cachorrinhos brincam alegremente. Eu os olho há dois minutos. No quarto ele ouve atentamente alheio o rádio dessintonizado e os quatro cachorrinhos dormem espalhados pela casa. Eu os olho. A quantos minutos?

Tenho três cachorros mais um de visita. Haicai, Cam e Decidido. E minha sobrinha esqueceu o seu conosco.

Tudo estava normal e ontem saí no fim de tarde e voltei cedo: duas da manhã. Minha mãe reclamou a hora e Cam veio até mim mancando: uma de suas tetinhas está vermelha e inchada.

No texto O Amante (publicado 17-7-08 na revista cultural Nota Independente*) falei “E eu já achei uma vez que éramos amigos. Não me interprete errado. Ele não é má pessoa. Só não somos amigos”. Disse também “Uma mulher que só me fez sofrer. Que soube do meu amor e se aproveitou do meu sentimento”. Alguns leitores me mandaram mensagens pela internete dizendo ou perguntando se são casos “inresolvidos”. Não! Já sei o que somos um para o outro e sigo meu caminho em paz. Outros perguntaram se são pessoas ruins ou algo assim. Não! Só não somos amigos. Éder é inteligente e tem suas qualidades. Diana também. Em ambos os casos, falei de pessoas que já fizeram parte de minha história e agora só aparecem em minhas estórias. Cláudio, Henrique, Marcos e Ana obrigado pelos comentários. Fico contente em saber que tenho “leitores fiéis”. Eu estou “mis” (me sentindo)... Uarrarrá. Que a “ESTAÇÃO CINEMA – Parada Obrigatória – mostra aberta itinerante de cinema nacional”, continue nos anos vindouros sendo o sucesso que é. A Estação Cinema teve (e terá?) o patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (MG). Maiores informações: 31-3821-6663

Em Ipatinga (MG), a Meia Cia Dança e o Café Teatro se uniram com outros artistas e formaram a Casa Laboratório. Em 18 de julho de 2008 estrearam uma noite literária chamada Noite da Vela e o Vinho, que acontece todas as sextas-feiras a partir das 21h. Eu me sinto honrado ou vaidoso, pois o nome “A Vela e o Vinho” é por minha causa. Alguns anos atrás criei um poema assim denominado, que fez tanto sucesso (menos pelas suas estrofes e mais pela estética da apresentação cênica que fiz) que quando pensaram numa noite literária, disseram “Não, gente! Só pode ser esse nome”. O endereço, para quem quiser freqüentar ou visitar é Av. Brasil, 640 Iguaçu.

Eu odeio o papai e o vovô. Eles são muito sacanas. Eu quero que morram. O papai e o vovô não podiam fazer o que fizeram comigo. – Grita o menino entre as muitas lágrimas. – Eu não gostava de futebol, mas eles tanto falaram que eu acabei torcendo pro Galo, que está fazendo tudo o que pode para voltar para a segunda divisão sem se importar com seus torcedores. Então a mãe, sem nenhuma palavra de consolo a oferecer sugere “que tal torcer para o cruzeiro?”. O moleque reage firme feito o pai e o avô: Prefiro a morte! Gaaaaaaaalooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!**

Ei! Você já conhece o blog www.artistadecarteirinha.blogspot.com? É interessante! Lá a gente consegue a Carteira de artista profissional (carteira de artista profissional válida em todo o universo e universos paralelos). Didi Peres, grande ator e meu mais amado amigo, gostou principalmente da parte “Tipo sang. ‘bom’.” Já o Cláudio Letro, sociólogo e grande amigo, pensa que ela só será válida se formos detidos por causa dela. E se isso não acontecer ele pensa em denunciar. E http://nenadecastro.blogspot.com, http://ppgasp.blogspot.com e http://shakespearelovers.ning.com você conhece? O primeiro é da grande poeta ipatinguense (e do mundo) Nena de Castro. O segundo é do Projeto Prevenção Positiva, do GASP. O Projeto tem objetivo de formar multiplicadores de informações sobre gravidez precoce (na adolescência), dst\hepatite e hiv\aids. E o terceiro é o resultado da satisfação que os oficinantes da I Conferência De Teatro do Vale do Aço “Falando sobre Shakespeare” que aconteceu em julho de 2008 sentiram no\com o evento.

Aletria – www.aletria.com.br – canonizou como protetor dos contadores de estórias Luis da Câmara Cascudo – São Cascudo (Padroeiro da Tradição). Rosana me deu seu santinho, que contém uma linda prece com a seguinte introdução “Primeiro os preparativos: acenda o fumo, deixe a conversa tomar rumo, a rede esticada, presa em duas palmeira, o céu noturno cheio de estrelas”.

Não me preocupo com aparências, afinal não sou bonito. Mas minha vaidade está a mil. No fim de 2007 ou início de 2008 a nossa Nota Independente* editou meu texto Tempos e Tempos. Rosana me enviou uma mensagem que reproduzo aqui:
“Ei, Rubem! Acabei de ler seu texto ‘Tempos e Tempos’. Gostei muitíssimo. Menos pela citação de minha pessoa e mais pelas reflexões, pelo compartilhamento de um desejo decidido, maduro, exemplar aos apaixonados pela arte, literatura e oralidade. A epígrafe citada também é lindíssima e oportuna. Ainda não li esse livro, vou tratar de comprá-lo, valeu a dica. Rubem, estaremos novamente em Ipatinga no 3º Salão do Livro, em breve. Com nova oficina, novo espetáculo e muita esperança de encontrar pessoas como você. Abraço carinhoso, muito obrigada, Rosana Mont'Alverne.
Instituto Cultural Aletria 16-7-08 – www.aletria.com.br – Rua: São Domingos do Prata, 697 – Sto. Antônio – CEP: 30330-110 – Belo Horizonte MG – Brasil - (31) 3296-79-03”.

Na entrada do bairro Ideal, onde moro, perto do bairro Iguaçu, tem uma rotatória de extremado gosto duvidoso (já falei sobre isso no texto Dor Vai e Vem, na nossa Nota Independente*). No meio de uma manhã de muito sol tinha um burro lá. Pensei “Será o burro do Quintão?***”. Voltei no meio de uma tarde de muito sol e o burro estava lá. Sem água. Só a grama seca. Só há grama seca. Penso agora “Será o burro do povo?”.


* www.notaindependente.com.br
** Inspirado num texto de Angelo Prazeres.
*** Prefeito de Ipatinga.

Nenhum comentário: