domingo, 14 de junho de 2020

QUEM SOMOS NÓS



Em uma das estantes na sala Santo Antônio me olha sem que o veja.

Escrevo um sonho que tivera durante a madrugada.
Eu estava sentado na areia da praia com minha família esperando meu filho chegar. Quando ele se aproxima:
- Por que demorou tanto?
- Encontrei um coleguinha, filho do seu chefe, e ficamos brincando.
Eu falara pro meu chefe que estava com dificuldade de respirar. Ele, com medo do covid-19, mandou-me ficar em casa.
Assustado com a possível reação no escritório chamei a família e voltamos para casa pensando nas desculpas que poderia usar para os possíveis perguntar e afirmações do chefe.
Concluo que o melhor pretexto seria dizer que fora enganado por um conhecido com pouco e estudo e por não ter educação escolar adequada é automaticamente um marginal.
No dia seguinte, no escritório, o chefe o interpela.
- Tenho um conhecido que não concluiu nem o ensino médio e...
- É mesmo? Também tenho pouco estudo. Só terminei o Ensino Médio, mas não fiz curso superior. Mas o que você ia dizer?
Engulo em seco. Não mais poderia dizer que baixa escolaridade não é simetria para marginalidade. Calei-me com um sorriso amarelo ao descobrir quem eu era.
Foi nesse instante que me despertara do sonho, mas devo dizer que não fora tão coordenado assim. Ao escrevê-lo é que o coloquei os fatos em ordem lógica e compreensível. Dou uma olhada na campainha do Caralivro e vejo que há novas notificações. Vou pra uma charge ironizando o “arrebatamento”.
Ferdinando diz: “Vai brincando, depois a coisa fica pior pra quem fica, vai ler apocalipse, vai!”.
- Ferdinando, pode ter certeza de uma coisa, para onde o cristão for faço questão de ir para o outro lado. Ninguém odeia a Cristo mais do que os cristãos. Cristo é Sabedoria, Amor, Vida. Mas todo ódio e estupidez desse mundo vem dos religiosos; de toda e qualquer crença. Se não em Nome de Deus, é por aqueles que O dizem seguir. Não é por acaso que a maioria dos eleitores do Boçalnato é frequentador de fábrica de coxinha; sinônimo de igreja. É dentro dela que a ignorância é orgulhosa, o ódio é plantado, a morte – ou seja, o fim da liberdade, da individualidade, da diversidade – é praticada. Outra coisa, não sendo eu cristão não temo a Deus. Não tenho nenhuma dúvida do que João diz em sua primeira Carta. “Quem teme a Deus não é perfeito no amor, pois o temor pressupõe castigo”. Cristão odeia a Deus, mas tem medo não do apocalipse. Ah, essa palavra significa revelação; não “o fim”. O cristão tem medo é do inferno. Então fica bajulando a Cristo pensando que vão enganá-lO. Eu não temo a Deus, não temo castigo. Esforço-me o quanto posso para agradá-lO, não para bajulá-lO. Já faz tempo que não vou a uma fábrica de coxinha. Pois a ignorância me envergonha. O ódio me incomoda e a morte não me atrai.
- Eita, que nem li o testão. Rerrirrerrirrirrê. Mas li sua opção em ir para outro lado oposto do cristão isto chama livre arbítrio dado por Deus. Mas saiba que a misericórdia triunfará do Juízo. Até por que hoje, “eles não sabem o que fazem”.
- Se respondeu sem conhecimento do que Benito fala... – Girvani entra na conversa. – É justamente o que ele disse no que não leu.
- A bíblia já me disse o que preciso saber sobre arrebatamento. Leia a bíblia com o coração aberto, é assim que funciona, meus Brother.
Santo Antônio olha de soslaio para o internauta.
- Com o coração aberto e os olhos fechados? – Vinícius também entra na conversa. – O maior herói da Bíblia, Davi, era torturador, mutilador, estuprador e falso amigo. Quem é da luz não mostra sua religião, mais sim o seu amor.
- Já estudei a Bíblia a fundo e as cada leitura eu me escandalizava cada vez mais; de tanta ignorância e ódio contida na Bíblia. Como disse Vinícius, o maior herói bíblico era um lixo de pessoas. E esse é o maior exemplo bíblico.
- Mas Jesu...
- Antes que me venha falar de Jesus; ele não mero exemplo e sim a Verdade que os cristãos ignoram.


Ofereço como presente aos aniversariantes:
Mª Silva Bueno e Alexis Senshi.

Recomendo a leitura de:
“Quiosque do Lilau”, de António MR Martins:
“Pra que me tragas um bouquet & uma cachaça & Erodisseia”, de Vinícius Siman:

Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.
É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes.
É graduado em Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”.
Autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”.
Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Imagens: fotos do autor.

Escrito em 04 de maio de 2019. Trabalhado em 2020, entre os dias 28 de maio e 14 de junho.

Nenhum comentário: