domingo, 25 de outubro de 2020

O SER HUMANO É BARRO


 

É dito 'a liberdade e os direitos de um terminam quando começam o de outros.



Tudo tem limite; até a liberdade de escolha. Mesmo que algum masoquista queira fazer-se escravo de algum sádico isso lhe é negado. E ambos serão levados a tratamento psiquiátrico.


Um caso diferente é quando alguém é enganado e é feito de escravo por algum 'esperto'.

Uma mulher de baixa instrução ignorava seus direitos e foi mantida como escrava por uma série de famílias de pessoas de bem; famílias muito cristãs e de muitas posses.

Essa situação começou no século XX e só foi descoberta no meio da primeira quinzena do século XXI ( https://m.leiaja.com/noticias/2020/06/26/domestica-de-61-anos-mantida-como-escrava-e-resgatada/ ).


A agropecuarista Família Quintão; também composta por políticos em Ipatinga e Belo Horizonte, tem incontáveis denúncias de escravidão. Isso nos séculos XX e XXI. Além de dezenas de processos em outras áreas ( https://www.jusbrasil.com.br/processos/nome/28016662/sebastiao-de-barros-quintao ).

E seu principal apoiador é Naerdielo Rocha, candidato a prefeito 2021-2024; tendo como vice Cassinha. Esta, enquanto vereadora, sempre se demonstrou contra o povo e favorável aos poderosos.


Uma família oriental mudou-se para USA e levou consigo uma escrava anunciada como emoregada. Mas na prática não recebia salário, era castigada física e moralmente.

As crianças, filhas dos senhores, cresceram e quando os pais morreram libertaram a mulher. Mas isso, reforço, só quando os pais não mais poderiam ser punidos por seus crimes.

A mulher, por sua vez, já não sabia mais como ser livre. E ao lhe darem dinheiro (salário) ela olhava o maço de dinheiro e o colocava numa gaveta; sem saber o que fazer com ele. Sua mente já estava modelada.


Ainda em USA, um presidiário com bem mais de sessenta anos, que passara quarenta anos ou mais na prisão ficou apavorado com a promessa de liberdade condicional.

O que faria lá fora? Como fazer amizades novas com pessoas que não são como ele? No presídio ele tinha ocupação laboral todas as manhãs, mas e lá fora?

Para não ser solto, atacou colegas e carcereiros. Sua mente já estava modelada.


Flordelis responde em liberdade, com apenas uma tornozeleira, por seus crimes de assassinato, pedofilia e outros.

E ainda vai à igreja pregar e mostra para o público o descaso por seus crimes e pela tornozeleira 

Como há quem vai ouvi-la falar de Deus?

Vai quem já tem a mente modelada.


E você?


E eu, no que estou moldado?

Não sabia fazer amigos quando criança e adolescente. Quando jovem comecei, apenas comecei a acostumar-me. Adulto parei de procurá-los e encontrei. Talvez. Mas tendo-os não, gosto Mais da solidão.

Solidão é o que não tenho.

Como tenho amigos minha casa está sempre cheia e gosto disso.

Mas ficar sozinho no meu quarto é meu lazer. Ou tendo a companhia de meus cachorros, livros, doces e frutas é um prazer bem maior.


E você, em que foi modelado? Tem coragem de observar-se?

"Cristo, não me permita de Ti separar-me" (Anima Christie). Esse anseio de estar com Ele não é por fé. Esse anseio é pelo medo da liberdade. Esse anseio é pela prisão, pois já se deixaram moldar-se.


_____

Rubem Leite


_____

Ofereço como presente aos aniversariantes:

Matheus Bragança, Eremita G. Fernandes, Nathan Graves, Nena de Castro e Jane K.S. Gonçalves.

_____

Manuscrito entre 01:35 e 02:04 da madrugada de 20/9/20.

Trabalhando na manhã de 24 de outubro de 2020.

4 comentários:

Glaussim disse...

No meu texto " O preço de uma denúncia" disponível no Recanto das Letras, está uma amostra clara de disrupção ideológica. Cuidado quando usam os argumentos de autoridade pra intimidar vocês a obedecerem homens maus com farda e medalhas... No passado, Adolf Hitler também foi condecorado por seus seguidores e era muito parecido com um patriota tipo aquele do seriado norte americano "The Boys" disponível no Amazon Prime Vídeo... Quando alguém quer te manipular, põe medo, mostra arma e mete bala e implanta crime nos adversários... Afinal, quem carrega o discurso de guerra e paz e se finge de cristão, também investe nas ações de companhias que fabricam armas e munições... Não se engane. No fim muitos dirão der o Messias, mas só salvam os amigos e parentes e matariam quem fosse necessário pra cumprir seu ideal.

MM disse...

Muito obrigado Rubem Por compartilhar a história comigo, você é muito gentil.Cuente con Jesús siii,de todo corazón más allá de sus libros ,perritos y gente amada que UD recibe ,déjese llenar por él ,UD se sentirá magnífico, NO SE ANGUSTIEN,CEEAN EN DIOS Y CREAN TAMBIÉN TAMBIÉN EN MI:JUAN 14:1.DEUS ABENÇOE VC♥️

Unknown disse...

Muito bom como sempre!@

Unknown disse...

ótimo <3