domingo, 13 de junho de 2021

DURA TERRA

 

Santo Antônio de Batalha,

Faz de mim batalhador.

Corre e gira Pomba Gira,

Tranca Rua e Marabô.

Laroyê Exu!¹

 

Quem me abraçava antigamente,

Meu Santo Antônio,

Hoje quer me derrubar.

Saravá, meu Santo Antônio,

Sou filho seu.

Abençoai meus inimigos,

Meu Santo Antônio,

Pelo amor de Deus.²

 

O galo cantou

Tornou a cantar

Santo Antônio amarrador

Ele sabe desamarrar.³

  

 

Para que escrever?

Para que ensinar?

 

Chove há três dias.

– Ninguém ressuscitou  –.

Chuva miúda,

Boa pra terra

– Terra boa pra plantar

Para cultivar meio milhão

E ver se vinga o fim do vilão  –.

Chuva miúda

A esfriar o tempo.

 

Olho

Um estudante

Tento ver seu rosto.

Olho

Uma gente

Tento ver seu rosto.

 

E

 

Desânimo!

Do que está,

Do que virá:

Medo!

As religiões,

As políticas:

Ignorância!

 

Brasil:

 

Alvo

Corpo

Negro

Branco

Corpo

Salvo

 

Santo Antônio,

O que quero

É sair, inexistir

Mas o que tenho

É ser batalhador

 

Ouço do vento

Ou da fantasia

Ou talvez do santo:

Quem te lançou palavras

Lança-te pedras.

Quem te laçou com abraços

E disse: Toma, é teu!

É quem te desenlaça

Dizendo sobre o que te entregou:

Não tomes o que é meu!

 

Para isso escreve

Para isso ensina.

Drummond diz:

“Se você morresse

Mas você não morre,

Você é duro”.

E sou Santo Antônio, o Exu!

Sou terra

Terra da terra

O que está por baixo e por cima

O que se faz por baixo e por cima

Sou terra.

E por isso

Se Tranco Rua

Também abro Caminhos.

 

 

Ofereço como presente aos aniversariantes:

Mª Silva Bueno e Alexis Senshi.

Ofereço ao meu mais recente contato no Caralivro e, espero, amigo na vida: Gustavo Drumond.

Ofereço a família Jah a partir pelo mundo: meus filhos Andrés e Erika, meus netos Lion e Kael.

 

Recomendo a leitura de:

“O pássaro e o que sofre”, de Eraldo Maia:

http://eraldomaia.blogspot.com/2021/06/o-passaro-e-o-que-sofre.html

“Nudez infinita”, de António MR Martins:

http://poesia-avulsa.blogspot.com/2021/06/nudez-infinita.html

 

¹ Exu – Santo Antônio de Batalha:

https://www.youtube.com/watch?v=bCPEVQBGiD4

² Ponto de Descarrego – Santo Antônio da Ribeira:

https://www.youtube.com/watch?v=aDP-s0pJ6Gk

³ Pontos para Santo Antônio:

https://www.youtube.com/watch?v=6qLW9d0idB0

Observações:

No sincretismo Santo Antônio é Exu. Marabô é designação do Exu da Terra; entidade muito poderosa. E laroyê é uma das muitas formas de cumprimentar Exu. (Informações a mim repassada pelo músico Rubens Ramalho).

 

Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO. É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. É graduado em Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”. Autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).

Imagens:

Santo Antônio, foto tirada pelo autor (a imagem me foi presenteada por Vinícius Siman);

Rubem dando bandeira, foto tirada por Vinícius Siman.

 

Escrito e trabalhado entre 10 de março e 13 de junho de 2021.

2 comentários:

Ziza Saygli disse...

Sempre muito bom ler você!

Unknown disse...

Muito bom, Rubem! Parabéns!