segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Previsão do tempo em Antônio Dias

Caros,

Não pedi licença à minha sobrinha, Larisa, para lhes encaminhar seu desabafo. Ela o fez em ombros amigos, lamentando o que encontrou em Antônio Dias no último final de semana. Já havia sido avisada por sua irmã, Patrícia, que me ligara indignada com mais um acontecimento absurdo em nossa cidade. Cortaram todas as árvores da principal praça da cidade, a Praça Ana Angélica... para fazer uma reforma! Leiam, abaixo, o desabafo! Ela adentrou o delicado terreno da subjetividade para falar das coisas que nos ajudam a nos situar. Uma árvore, um rio, uma curva... Confesso: não vou a Antônio Dias. A não ser em ocasiões muito especiais. Já vi, agi, me indignei, mobilizei, implorei, desabafei, sofri... inclusive ameaças físicas. Milito em outros territórios... muitos outros. Não me surpreendo. De lá espero todo o absurdo possível, infelizmente! Que se cortem árvores, queimem corpos, destruam o patrimônio histórico e cultural, façam usinas hidrelétricas sem se consultar as pessoas, que se cooptem "pessoas sérias e confiáveis". Quando recebi a ligação de Patrícia, indignada com a situação da praça, disse a ela que a única trilha em que acredito para o desenvolvimento das pessoas e da comunidade é a que está sendo aberta, com as próprias unhas, por Elias e Cloenes, dois abnegados artistas de Ipatinga, grandes amigos, que estão fazendo um trabalho silencioso em teatro e dança na cidade. Eles seguem todos os finais de semana para a cidade, voluntariamente, com o apoio de um ou outro... muito pouco pelo que fazem, para encontrarem crianças e adolescentes à espera de uma oportunidade. Esse é o caminho: informação, imaginação, arte, criação, educação, crítica, oportunidade... O longo caminho da mudança de mentalidades... antes que cortem as árvores das nossas cabeças! Só isso pode gerar o estranhamento crítico das bizarras ações como a do corte das árvores. O que esperar de uma Administração Municipal sem vergonha e corrupta como a de lá, senão que se cortem as árvores da praça para ali se INplantar MAIS botecos?

Bebamos todos!



Cláudio



ABAIXO,
CARTA DA LARISA



Caros amigos,


Visitei Antônio Dias na última sexta-feira. Sentimentos: tristeza, indignação, raiva, revolta, impotência.....indignação, tristeza. Podem me perguntar: - Qual é a causa? Respondo: - Coisinha de nada. Cortaram as árvores da Praça Ana Angélica. Só sobrou um Ipê.
Minha velha Antônio Dias com seus 302 anos e onde estão as árvores centenárias? Não as encontrei. A imponente palmeira imperial da praça já não existe. Sei que vão argumentar: - Mas aquela palmeira não era centenária. Sei disso.....era só uma jovem com um pouco mais de 30 anos. Ora, eu ainda não tenho 30 anos. Estou quase lá. Mas, como aquela palmeira acredito que já tenho alguma importância e significado....pelo menos para algumas pessoas e ela para o dito Município.

Então, sentei ali na escada da Igreja e resolvi percorrer na memória os caminhos da minha infância e juventude em busca de verdes sobreviventes. Desde já esclareço que não me refiro aos quintais, matas e zona rural. Seria muito sofrimento! Encontrei algumas espécies como as da lateral e atrás da Igreja Matriz, Praça de São Benedito, “ curva do Madureira”, em frente ao Grupo Escolar e Cemitério, morro do campo, o Ipê – filho único da Pracinha, entrada do Bonfim as margens do rio e o lugar onde há a maior concentração a Praça da Bíblia. Se alguém lembrar de outras faça a gentileza de me informar. Ficarei imensamente agradecida com a boa notícia.

E continuei diante daquele dantesco cenário. Enquanto existe um imenso déficit de árvores (e não só árvore, mas não vou prolongar meu desabafo) nas ruas de “Antony”, candidatos à Câmara Municipal brotam como erva daninha. São inúmeras opções e poucas propostas. Alguns nem sabem qual é a função de um vereador. Outros acreditam que exercer um cargo no Poder Legislativo Municipal significa oportunidade de comprar um terreninho, reformar a casa, financiar um carro ou caminhão. E o que se cortam são as árvores!
E eu, lá sentada....admirando aquela feiúra enquanto o mundo discute e se preocupa com o aquecimento global, o desenvolvimento sustentável e a preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico e a atual Administração do Município constrói banheiros e quiosques em plena praça. Já vi praças com coretos, chafariz, estátua, monumentos, bustos, espelhos d água, mas banheiro e quiosque é a primeira vez. Deve ser o progresso?
Então, para vocês que vão votar nas próximas eleições preparem-se para um dia de muito sol e nenhuma sombra. E não esqueçam o protetor solar.

Larysa L. Letro de Brito

Obs: Perdi na última sexta a manha de Antony. Se alguém a encontrar por lá....guarde-a para mim, pois não devo ir votar dessa vez . Perdoe-me meu candidato.

Um comentário:

Alexandre disse...

Estou fazendo uma aventura neste fim de semana( 18/10/08 ) Vo pegar o trem BH/Vitória e descer na cidade de Antônio Dias. Nunca tinha ouvido falar nessa cidade. Quando entrei no site, apaixonei por esta cidade. Agora é só ir para conhecer pessoalmente. Bjs a todos... Alexandre