domingo, 26 de julho de 2020

NELES SIM


No me amaron. Entonces que el demonio esté a derecha de ellos. Sean condenados cuando fueren juzgados y que sus hijos se conviertan en mendigos hasta que mueran.
(Trozos del Salmo 108 u 109).

Extremamente sencillo creer en Bozalnato y Jesús. La Biblia enseña: no se puede pensar, cuestionar. Hay que aceptar todo que está en ella y en las plegarias/predicaciones de los curas/pastores. Ella habla que incesto y violaciones están ciertos o al menos aceptables… Lo que no se puede es dos personas del mismo género amarse. Muerte, destrucción, violencia e ignorancia no es error, pero el amor… No.
Yo tenía miedo de tejer críticas, de interpretar coherentemente el contenido bíblico porque “es la Palabra de Dios”. Sin embargo, llegó el momento que no pude más y tuve que ser sincero conmigo mismo. ¡Eso no pude tener origen divina. Hay demasiado odio. Hay demasiada ignorancia.
- ¿No crees en Jesucristo?
- En Él hasta ahora sí. En religiones no más.

Não me amaram. Pois então que o demônio esteja à direita deles. Sejam condenados ao serem jugados e que seus filhos se tornem mendigos até que morram.
(Trechos do Salmo 108 ou 109).

É tempo de pandemia e alguns amigos se reúnem para conversar enquanto bebem cervejas. Estes são Benito Bardo Junior, Girvany de Morais, Rômulo Gomes, Senheira Nembeira, Matheus Menezes e por último, e menos importante, este macróbio que vos fala. Contudo, não somos cordeiros nem gado. Não votamos naquele-que-não-deve-ser-nomeado e por isso a tertúlia acontece com cada qual no conforto da própria cozinha – parte mais importante dos lares mineiros. Mesmo que nem todos sejam mineiros ou estejam em Minas.
- Macróbio! Você disse estar na história, mas não te veja nela...
- Como não? Eu sou aquele que narra e aquele que põe falas, inclusive a sua. Mas vamos ao cronto propriamente dito. Mas antes aviso aos incautos. Teço críticas mordazes. Se teme as reflexões, pare por aqui. Ou leia por sua conta e risco.

- Eu queria entender como funciona o cérebro de uma pessoa que acredita em Jesus e em Boçalnato ao mesmo tempo. – Essa caraminhola é da cabeça de Rômulo. – Alguém me explica?
- Extremamente simples crer nos dois. – Responde Benito. – A Bíblia ensina que não se pode pensar, questionar. Tem que aceitar o que está lá e/ou que padres/pastores dizem. Ela diz que incesto e estupro estão certos ou ao menos aceitáveis... o que não pode é duas pessoas do mesmo gênero amar-se. Morte, destruição, violência e ignorância não têm problema, mas o amor... Não.
- Foi dito – Diz Senheira Nembeira: Jesus e Bolsonaro e não bíblia ou religião e Bolsonaro
- Sim. Mas as informações sobre Jesus estão onde? E quem O divulga? – Interpõe Benito; e Senheira refuta:
- E a capacidade de interpretação e assimilação do que se lê e ouve estão onde? – CORRIGINDO: “está onde?”.
- Procura! – Ordena Benito e continua: Não se ofenda com o imperativo. É que estudei a Bíblia por mais de trinta anos; de meia a uma hora por dia. A cada dia eu me escandalizava mais, mas tinha medo de tricotar críticas, de interpretar coerentemente o conteúdo bíblico porque “é a Palavra de Deus”.
Bebe um gole e continua:
- Contudo chegou um momento em que não pude mais. Tive que ser sincero comigo mesmo. Isso não pode ter origem divina. Há demasiado ódio. Há demasiada ignorância. Um exemplo no Novo Testamento é em Atos dos Apóstolos um casal morrer porque não quis compartilhar o dízimo. Ou a passagem evangélica que mostra o preconceito de Jesus...
- Preconceito de Jesus?
- Sim! Tem uma passagem onde uma estrangeira pediu que a curasse e Ele negou. – Girvany diz. – É verdade que Jesus mudou de ideia e a curou, mas é fato o racismo está presente nEle. É isso, Benito?
- Sim, mas onde estão essas passagens não vou procurar porque não leio mais esse livro. Mas você, Senheira, já deve ter ouvido ou lido essas passagens sem contudo parar para pensar nesse aspecto. Se não as viu, procure. É bom que não creia em mim, mas sim que pense.
- No Antigo Testamento o que não falta é passagem malévola. – Matheus acrescenta. – Como quase todos os Salmos serem, na verdade, rogações de pragas em nossos desafetos: “Que seus ossos apodreçam e que morra de lepra”, Tem um então que afirma categoricamente que quer a injustiça contra um desafeto, que encontre um juiz corrupto que o castigue injustamente, que os filhos e filhas sofram toda espécie de violência. E muito mais ódio e maldade há nesse salmo. E nos demais salmos e livros bíblicos.
-  Senheira, se quem lê a Bíblia tivesse capacidade de interpretação, não veríamos pastores multimilionários. – Diz Rômulo e Benito continua:
Fico triste com seu comentário, Rômulo, não por discordar de você, mas por ser fato.
- Benito, acredite... eu fico igualmente triste por ter razão.
- Senheira, uma dúvida. – Continua Benito. – Ao gritar-me “CORRIGINDO: ‘está onde?’” é a mim ou à sua fala? Se for a mim devo dizer que “estão” concorda em número com “informações”. Acrescento que em “E quem O divulga” é referência aos padres e pastores, pois são estes que mais propagam a Jesus.
- Você crê em Jesus?
- Em Ele acredito. O que duvido é dos seus pregadores e descreio nas religiões. Confio em Cristo. Atenho-me em todas artes, especialmente na literatura.
- Benito, desculpe ter gerado essa dúvida, mas é a mim que corrigi. – Responde Senheira. – Eu cometi o erro de concordância. Jamais cometeria a grosseria de corrigir alguém publicamente. Mesmo tendo liberdade para eventual correção, faço-o de forma privada e somente construtivamente. Concordamos em gênero, número e grau quanto ao conteúdo e fins do livro em discussão. Sempre fui visto como um herege por vê-lo como um instrumento de dominação do ser humano por outro ser humano. Acho que não soube me fazer entender quando me manifestei sobre a sua explanação sobre a postagem em questão. Desculpe-me. – E diz pra Rômulo:
- Concordo plenamente contigo. Não tenho religião. Não professo conceitos bíblicos, mas creio que há inteligência superior à nossa no universo e me faz bem crer que possamos evoluir até chegar ao ápice, à perfeição. Quando me manifestei sobre o comentário do Benito, não me fiz claro, queria dizer, tão somente que Jesus Cristo, para mim, foi um ser já bem mais evoluído que eu, como existiram e existem outros. Jesus, para mim, nada tem a ver com a bíblia ou com religião e, pode ainda, ser só mais um personagem criado para conforto e conformação/resignação dos oprimidos, mas me faz bem acreditar que ele existiu e que existem seres humanos como ele. Quis dizer, então, que o Inominável e Cristo são como água e azeite. Assim, quem segue o primeiro, verdadeiramente sequer conhece o segundo e só clama o seu nome por hábito ou por má-fé.
- É isso mesmo, Senheira Nembeira. Ótima explicação. – Diz Matheus.


Ofereço como presente aos aniversariantes:
Gabriel Corrêa, Silvia M, Coronel, Gilberto Weber e Nádia Honain.

Recomendo a leitura de:
“Memórias Inesquecíveis”, de António MR Martins:



Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.
É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes.
É graduado em Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”.
Autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”.
Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Imagens: fotos do autor.

Escrito e trabalhado entre os dias 15 e 26 de julho de 2020.

Nenhum comentário: