domingo, 9 de agosto de 2020

FERIDAS A CICATRIZAR

 ou QUE TEMPOS ESTAMOS – II

 

 

Continuação do domingo anterior:

http://artedoartista.blogspot.com/2020/08/declaracoes-do-funesto-presidente-do.html

____________________

 

Desejo aos pais de verdade – não aos apenas ‘reprodutores’ – um abençoado dia.

 

Luto pelas notificadas cem mil vidas perdidas e pelas incontáveis mortes não notificadas. Solidariedade aos entes que ficaram. E apoio aos recuperandos e recuperados do covid-19.

Sobre os mortos: todos chacinados pelo presidente do Brasil e pelos muitos (não todos) governadores, prefeitos e legisladores cúmplices; em destaque o governador de Minas, prefeitos e vereadores do Vale do Aço.

Que Deus não tenha piedade desses políticos.

_____

 

Latinoamérica tal vez se despierte y se levante cuando las heridas no más se cicatrizaren. ¿Y cómo eso ocurrirá? Con libros.

Libros… ¡Ah, los libros! Monteiro Lobato dijo “una nación se hace con hombres y libros”.

El poeta escribe porque el grito tiene que salir. Escribe porque su arma es el poema y las balas, sus palabras.

Los maestros enseñan porque el grito tiene que salir. Enseña porque su campo de batalla es el aula.

 

O final de julho está com um doce friozinho, algo quase inexistente em Ipatinga. Entretanto, se o clima está ameno a atmosfera... 

- No Brasil há três tipos de gado. Gado pra corte (que pena), gado leiteiro e gado eleitor. Este último é de morte e lê o pseudopensador* Obáfu de Cavalo...

- Pensadô mêsmu. Uômi é inteligênti. Indabem que uelogiô reconhecendo ele como pissêudu. E sou gado do Boçalnato. – Fala com voz robótica e gesticula como tal¹: Somos gado do Boçalnato. Somos gado do Boçalnato.

- Realmente! – Diz Girvany. – Obáfu pensa que é intelectual, pensa que é inteligente, pensa que é filosofo e nada é.

- Mais respêitu cum ele. Ugabriel até urreconheci como pissêudopensadô...

- O senhor não conhece a língua e nem argumenta... – Intervém Rômulo. – Não há verdade em suas palavras; não há fatos. Só há ignorância. Só fica xingando e dizendo “petêêê. Lula Mal. Boçalnato bonzinho”...

- O brasileiro talvez desperte e se levante quando as feridas não mais se cicatrizarem. – Matheus vaticina e Rômulo continua:

- Se tiver disposto a argumentar com fatos e não com notícias falsas, as tais fakenews, estamos à disposição... Eu pelo menos estou. Caso contrário, siga o exemplo do Boçalnato e fuja dos debates. Mas não perca tempo a xingar todo mundo como aquele covarde e ignorante.

- Uma prévia de fatos que podemos discutir. – Vinícius contribui. – O período com maior número de universidades do país contra a diminuição de verbas; sendo que as universidades brasileiras, com grandes pesquisas científicas, estavam entre as mais respeitadas do mundo.

- Pisquisas científicas... Disperdícios didinheiro, isso sim.

- Senhor! Como? – Intervém Lene; falando por primeira vez. – Entre tantas outras destaco uma realizada em Santa Catarina². Cientistas criaram um sorvete que funciona como complemento alimentar para pessoas em tratamento com quimioterapia. A químio altera o paladar do paciente, faz com que sofre náuseas e até o cheiro da comida dá enjoo. O tratamento provoca feridas na garganta, aftas e outros problemas. O sorvete desenvolvido tem alto valor nutricional e por ser gelado ajuda a anestesiar a cavidade bucal.

Dá uma curta pausa para mexer em uns papéis e volta ao argumento:

- Além disso, no governo de esquerda, houve evolução do acesso a médicos contra a extinção do acesso a saúde do governo de direito. Primeiro decreto do governo de esquerda foi em favor da vida contra o primeiro decreto a favor da morte do atual governo; ou seja, o Fome Zero contra o armamento. E este se ampliando ao ponto de permitir adolescente brincarem com armas de verdade. Lei da transparência do governo de esquerda contra o fim dela neste governo; o que é engraçado... Pois quem os senhores chamam de corruptos deixou tudo às claras, ao contrário do “mito” que não quer que ninguém saiba o que está acontecendo... E ficam aí dizendo que nós, os de esquerda, é que não queremos ver os fatos.

Dá uma pausa e olha bem a câmara, como se tivesse frente a frente com Jorjão, e continua:

- Minha luta é pelos direitos humanos e não apenas para humanos direitos. A esquerda luta para, cada vez mais, reduzir a violência contra as mulheres, os idosos, a população LGBTQI+, os negros, os estrangei...

- Puta que pariu! Que fala looonga. Mideu inté sônu. É tão chato como uslívru... Só tem bobagens e dá sônu. Fala em racismo, mas num fala de racismo dusprêtu contra usbrâncu... Idefendê bichinha? Prifiro sesseguidô do Obáfu de Cavalo, que, aliás, está solto, do que do Lula, que foi preso. Quem num tem argumêntu é voceis; esquerdistas que afundáru upaís. Acorda, caralho.

Matheus diz:

- Livros... Ah, os livros! Monteiro Lobato disse “uma nação se faz com homens e livros”. O poeta escreve porque o grito tem que sair. Escreve porque sua arma é o poema e as balas, suas palavras. E o professor ensina porque o grito tem que sair. Ensina porque seu campo de batalha é a sala de aula.

- Não deveríamos, mas não nos contivemos e estamos rindo do senhor. – Fala Benito. – Dorme enquanto lê... Xinga quando não tem respostas... O senhor é hilário.

- O fátu dieu durmi leno lívru ou bocejá enquanto falam prova que sou alfabetizado e inteligênti. – Surpreendemos todos com essa fala. –. Sou diferênti doceis, petistas, quissoconseguem interpretá as gravura dum lívru. Voceis diz que num tenho respostas, mas quem tem que dá resposta são uspetista. Principalmente pra puliça. Rarrarrarrarrarrarrá. TRUCO!

- Curioso como o senhor e seus pares transforma um substantivo em adjetivo. Basta alguém argumentar que o chamam de “petista”, “comunista” etc. Nunca me filiei a qualquer partido. Alguns de nós sim, mas não todos. Estas palavras – petista, pt, psol, comunista etc. – são substantivos e não adjetivos indicativos de inteligência.

- Calaboca, bându diviádus. Vão tomá nucu, disgraças.

- Como é interessante falar com o senhor.

Gabriel ridiculariza. E eu, que não abro a boca, mas digo todas as falas... Retiro o Jorjão Jararaca dessa “live” e que deus nos live dessa gente. Rerrê.

 

 

Ofereço como presente aos aniversariantes:

Luiza Senis, Siomar Queiroga, Vera Tufik, Teuler Guimarães, Thieres Ramos e Derick Ândres.

 

Recomendo a leitura de:

“Equaninidade”, de Eraldo Maia:

http://eraldomaia.blogspot.com/2020/08/equaninidade.html

“A alegria do encontro de Taquarituba”, de Caio Riter:

http://caioriter.blogspot.com/2020/08/a-alegria-do-encontro-de-taquarituba.html

 

¹ Ver: https://www.youtube.com/watch?v=egufgSIwgBU

² G1 – Santa Catarina.  Pesquisadores da UFSC desenvolvem sorvetes que ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia. Disponível https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2018/08/30/pesquisadores-da-ufsc-desenvolvem-sorvete-que-ajuda-a-diminuir-os-efeitos-colaterais-da-quimioterapia.ghtml . Acesso 28 Jul 2020.

 

* Diquinha de Português.

Uso do hífen no falso prefixo “pseudo”.

Se a palavra seguinte começar com -h ou -o separa-as usando-se hífen: pseudo-herói, pseudo-operação.

Se a palavra seguinte começar com -r ou -s une-as dobrando-se estas letras e não se usa hífen: pseudorrei, pseudossábio.

Se a palavra seguinte começar com qualquer outra letra une-as sem usar hífen: pseudoamor, pseudopensador, pseudociência.

 

Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.

 É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes.

 É graduado em Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”.

 Autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”.

Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).

Imagens:

Foto da prefeitura de Ipatinga – Kadosh Miranda;

Foto do autor pelo autor.

 

Escrito inicialmente 22 de maio de 2019 e trabalhado entre os dias 08 de julho e 09 de agosto de 2020.

 

2 comentários:

MM disse...

Nosso Pai sempre abençoe a Nosso amado BRASIL 🇧🇷 ♥️desejo aos PAIS de verdade abençoado día♥️♥️🥰🥰

Lene Teixeira disse...

Rubem Leite,me deu fala em seu conto, da mesma forma que busco dar voz às Mulheres, Negros, LGBTQI+,Crianças, adolescentes, professor e tod@s que o sistema busca silenciar ou invisibilizar.
Acredito no aRTISTA ARTEIRO- RUBEM LEITE,que em cada conto,gesto corporal ou atitude, trás coisas da brasilidade, da intelectualidade que pensa, se posiciona, compartilhando saberes que alimentam nossa utopia de unir enquanto nação em torno de algo que vale a pena nossa existência pessoal e coletiva. Parabéns por existir e ser a diferença que alimenta corações é mentes que teimam em respirar e existir, apesar deles. Abraços,