domingo, 29 de novembro de 2020

SÓ SE DÁ PRA ALGO AO EXPERIMENTAR A ARTE


“No acaso não acredito

Meu mordomo é Jesus

Pedi a Deus pra ser rico

E o peso do isopor na cruz”.

(Glaussim, Indiferença).

 

Era uma vez um anjo, desses que vivem na luz e nunca vieram à Terra. Até que chegou o grande dia. Mas esta história é mais pro final. Por enquanto falemos de sua experiência celeste.

De princípio não se deu pra ciência, pra filosofia nem para as exatas; não se deu pra nada, nada. Até que experimentou a arte.

 


Sem nenhuma ligação com os parágrafos acima ou abaixo digo que uma noite vestiu-se de ouro. Pôs uma saia de finas correntes e o Belo deu o ar de sua graça.

Gostou do teatro, da dança, do circo e compreendeu a ciência. Gostou da literatura – em prosa e verso – e filosofou. Gostou das pinturas, esculturas, fotografia, cinema e destrinchou a matemática e outras exatas.

Outra vez sem ligação com o que já foi dito ou será – exceto sobre a áurea veste – Vestiu-se outra noite – noite aqui na Terra, pois, como disse no princípio, este anjo só conhecia a luz. – Argenta veste em finas correntes e o Belo fez morada.

E foi na música que se deu pra tudo, tudo. Aprendeu com Bach, Vivaldi, Beethoven, Villa Lobos e veio ao planeta guardar novos músicos.

Conheceu e inspirou, entre tantos outros músicos do Vale do Aço, MG, Adê Araújo, Rubens Ramalho, Cleverton Nunes, Nívea Paula. A cada um destes e outros ajudou a produzir boas obras.

 


Outra vez sem ligação com o que já foi dito ou será – exceto sobre a luz –. Este anjo só descobriu as trevas quando conheceu Wagon Bágri. E este é o ponto central de nossa história.

Wagon é um músico de SP, estado-capital da boçalidade nacional. A princípio nosso anjo dedicou-se arduamente a orientá-lo e logrou alguns sucessos. Bágri experimentou vários grupos até montar um que durou uma década. Fazendo-o ter renome regional.

Infelizmente o rapaz foi interessando-se por drogas e se desinteressando pela arte. O anjo lhe aconselhou muitíssimo, mas Wagon, um cabeça de bagre, não lhe deu ouvidos.

Começou com algumas bem leves, mas foi perdendo a moderação e hoje é traficante e satanista.

Como traficante está envolvido com o crime organizado. Uma das mais temíveis facções: a RCC. Sendo um dos líderes locais da RCC promove guerrilhas contra outras facções; a IURDE é uma delas.

Essas facções sempre a promover mais vítimas e a conduzir o povo – principalmente os jovens, os mais desinstruídos ou ignorantes mesmo – às trevas muitas vezes irretornáveis.

É eleitor, apoiador e promotor de Boçalnato. Sobre isso não se precisa dizer mais nada, pois os fatos já dizem por si: é satanista burrista extremista. Adorador de pato amarelo... Quanta descapacidade.

Ainda quando era um neófito da destruição abandonou um amigo quando soube que ele poderia estar infectado pelo hiv. Mais tarde agrediu membros e comunidades inteiras de LGBTQI+.

Declarou seu amor pela ignorância ao insistir em usar termos corrigidos pelo Ministério da Saúde e pela OMS:

Não mais se diz homossexualismo, mas sim homossexualidade, pois o primeiro sugere fanatismo ou enfermidade e o segundo mostra que é característica do indivíduo. Não se diz aidético, mas portador ou doente de aids. O primeiro estigmatiza e o segundo socializa.

Covid-19 não é gripezinha ou resfriadinho, mas doença grave. O uso de máscara é essencial por ser solidário; mais protege o outro que a si.

- Nûmi importa o que dizem o MS nem a OMS. Meu cébru équi dicidi, ô meuô.

Entre essas e outras ações macabras o anjo não teve outra opção além de deixá-lo. Afinal existe alguma possibilidade do livre arbítrio existir...

O anjo voltou a dedicar-se aos músicos do Vale do Aço, pois estes sabem produzir qualidade.

 

 

Ofereço como presente aos aniversariantes:

Professora Iara, Júlia Nathálly, Lorrayne Sancar, Lauriene Pina, Paam Caetano, Patrick Castro, Art Ndf e Kerley H.M. Almeida.


Rubem Leite
é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.

 É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes.

 É graduado em Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”.

 Autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”.

Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).

Recomendo a leitura de:

A antologia VERSOS ÁCIDOS DO VALE DO AÇO:

São dez os autores e um deles é este macróbio que vos fala. Para comprar seu exemplar pode procurar-me pelo watzap: 33998034325.


Imagens:

Anjo, por Erika Aviles;

Versos Ácidos, pelo autor.

 

Início da criação madrugada de 01 de agosto. Trabalhado entre os dias 25 e 29 de novembro. Tudo em 2020.

4 comentários:

Josiane Hungria disse...

O olhar sempre atento do ser pensante...Até o anjo desistiu de "salvar" aqueles que optam pela ignorância... estou seguindo o exemplo dele.
Parabéns!

Josivan Vidal disse...

Olá, rubem!
Você diria algo a um jovem escritor anônimo, que usa experiências de sua vida para descrever comportamentos e têm dentro de si uma vontade enorme de um dia ser reconhecido como artista?

Unknown disse...

Muito bom.

Glaussim disse...

www.recantodasletras.com.br/autores/glaussim

Leia o poema A Indiferente em https://www.recantodasletras.com.br/poesias-de-pensamentos/7122507