domingo, 31 de janeiro de 2021

MOEDAS TILINTAM ALMAS

  

Tornei-me vovô na noite de 27 de janeiro de 2021; no dia do aniversário de minha sobrinha Thaís. Sou vovô do Kael por afeto. Os pais são Andrés e Erika. Creio que poucas crianças tiveram a graça de ter um pai e uma mãe tão bons. Estive durante todo o parto. Cortei o cordão umbilical, fui o primeiro a pegar o bebê e entreguei o esfomeadinho à mãe.

 

“Assim que as moedas tilintam no fundo da caixa,

a alma do fiel voa direto para o Paraíso”.

(Johann Tetzel, frade dominicano).

 


Adolescente mata por homofobia

O mesmo é morto a tiros.

Só agonizo:

O ódio é tão banal,

Tão fácil dizer “mata!”.

Um e outro ato é criminal.

Vida ninguém quer, não basta.

Pra que levantar pela manhã?

Ver sol, borboleta, florzinha...?

Gente é artimanha.

A sociedade é mexicana vilãzinha.

Mas ainda estou aqui.

Again, again pra quem

 

Como se sente com a exposição artística do Boçalnato? As roupas que ele e Micheque usaram durante a posse?

Emociona-te mais que os preços do combustível, da luz, água e comida no supermercado?

Ou te é mais satisfatório o descuido e descaso com o covid-19? Ou a retirada dos programas/tratamentos psiquiátricos do SUS?

Tudo pela direita boçalnariana.

 

Prezados cidadãos hepatingano,

Sobre o retorno das aulas em plena pandemia:

Se a criança tossir, morrerá o professor e os parentes da criança.

O único teste nas escolas será se ainda respiram.

Se adoecer, pode-se estar seguro que infectará todo mundo no transporte.

Atenciosamente,

Excelentíssimo Sr. Gugudadá Babyboso

Prefeito e Mudinha de Laranjeira.

 

 

Ofereço como presente aos aniversariantes:

Marcos Vaz, Aparecida Leite e Isaac Andrade.

 

Recomendo a leitura de:

“Esperança ou a falta dela”, de Caio Riter:

http://caioriter.blogspot.com/2021/01/esperanca-ou-falta-dela.html

“Golo falhado”, de António MR Martins:

http://poesia-avulsa.blogspot.com/2021/01/golo-falhado.html

 


Rubem Leite
é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO. É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. É graduado em Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”. Autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).

Imagens: fotos do autor.

 

Escrito em 08 de dezembro de 2020. Trabalhado entre os dias 15 e 31 de janeiro de 2021.

domingo, 10 de janeiro de 2021

CAPACIDADE DE ESCOLHER e

LEVANTAR AS MÃOS PARA CIMA COM OFERENDA A DEUS²

 

PERIGO!

Este cronto é o primeiro de uma novena a pensar criticamente a Bíblia. Se isso te amedronta pare por aqui. Está avisade. Se continuar será por sua conta e risco. Não me responsabilizo pelo desconforto que sentirá, pois é difícil não ser misantropo quando se tem neurônios funcionais.

 

Deus disse: Estou entregando Seon, rei de Hesebon, e seu território a vocês. [...] Tomem posse de todas as suas cidades e as arrasem. Sacrifiquem cada homem, mulher e criança; sem deixar nenhum sobrevivente. Poupem somente o gado e saqueiem todas as casas antes de destruí-las.

(Deuteronômio 02, 30-35)³

 

En español, puntos esenciales:

- ¿Estamos en una comunidad, una sociedad, una ciudad? ¿O es un hormiguero? – Discursa el Joven Esperanzado. – No debemos vivir sofocados, enterrado como un nido de hormigas. Hay que actuar. No apenas reaccionar, pero actuar. Hay que luchar contra nuestros opresores.

En el templo executivo el Mantis Religiosa – título de honor de los líderes político-religiosos de cada ciudad – habla: El Señor Dios no entregó todos aquellos que eligieron oponerse al Unicanismo Planático – Iglesia Única de la Tierra Plana – y declaró “¡Hiéranles! Maten todos los hombres, mujeres y niños. Destruyan todos así como sus familias y amigos. No perdonen a nadie. Sus poses serán nuestros.”. Todo eso Dios nos los entregó y ordenó. A nosotros, Dios nada prohíbe, pero aquellos que Lo cuestionan les caben la aniquilación. Pues YO soy la voz y el cerebro de Dios y vosotros las armas del Señor.

¿Que hay en las ciudades de Latinoamérica? Una pequeña biblioteca tal vez. Un par de escuelas, si es una ciudad grande. Y docenas o centenas de iglesias. ¿Qué significa eso?

Mientras surge el sol amarillo coloriendo la tierra, la calzada, el asfalto un coche negro, igual a millones, para delante una puerta de una casita sencilla, de minúsculo jardín bien cuidado en el barrio Esperanza.

En el coche están tres hombres grandes y la líder, Juana Altvater, una mujer delgada. Todos leen la Biblia.

La puerta de la casa se abre y del coche salen los hombres. La Biblia en la mano izquierda y el arma en la derecha.

La sangre del pibe su une al amarillo solar creando un bello tono brilloso. Juana, como es su más grande placer, entra en la casa y mata a los niños; los tres matan el resto de la familia.

Un rato después de la tranquilidad aparentar en la casa del Joven Esperanzado todos salen de sus casas y pasan por el cadáver y por la casa maldiciéndoles por la blasfemia de desear la igualdad en la humanidad. Mientras eso iban al trabajo bajo la bendición divina.

La ciudad no dejara de ser hormiguero a devorar las cigarras.

 

Os comunistas – generalização de todos que pensam diferente; ou mesmo que simplesmente pensem. – incomodam a direita em seus templos:

- Isto onde estamos é uma comunidade, uma sociedade, uma cidade? Ou é um formigueiro?

Alguns pararam para ouvir o Jovem Esperançoso.

- É para vivermos sufocados, enterrados como um ninho de formigas? Temos que agir! Não apenas reagir, mas agir! Temos que lutar contra nossos opressores.

O número de ouvintes aumentou levemente; só um pouco.

- O Criador nos fez a todos para as bem-aventuranças. Não apenas para uns poucos o bem-estar.

Alguns se permitiram pensar nessas palavras. Teve até quem se unisse ao Jovem Esperançoso na união humana.

- Ouçam esse poema de Rubem Leite e as gravem em seus corações:

Eu queria ser uma pedra.

Nem digo ser uma pedra no meio do caminho;

Bastava ser uma pedra.

Só que nasci uma cigarra.

Não vou dizer que a cigarra canta;

O barulho que ela faz incomoda.

Eu sou uma cigarra...

Eu incomodo!

A polícia é formiga,

A sociedade, um formigueiro:

“Tem que agir desse jeito,

Tem que ser dessa forma”.

E aquele que descumpre a norma

É devorado pelas formigas.

Eu queria ser uma pedra

No meio do caminho,

Fora do caminho.

Ser uma pedra!

Mas sou uma cigarra que berra

Que berra, que berra e que berra.

Não sei se um dia vou ser devorado pelas formigas

Mas acontecendo ou não

Vou berrar.

Se eu conseguir escapar das formigas

Vou berrar até estourar

Como acontecem com muitas cigarras.

Mas eu vou berrar.

Eu sou uma cigarra

No templo executivo o Louva-Deus – título honorífico dado aos líderes político-religiosos de cada cidade – prega:

- O Senhor Deus nos entregou todos aqueles que escolheram se opor ao Unicanismo Planático – Igreja Única da Terra Plana – e declarou: “Firam-nos! Destruam, matem todos os homens, mulheres e crianças. Que não sobre nenhum desses que devem ser exterminados junto com suas famílias e amigos. Suas posses serão nossas”. Todos esses e tudo isso Deus nos entregou e ordenou. A nós, Deus nada proíbe, mas aqueles que O questionam lhes cabem a aniquilação. Pois EU sou a voz e o cérebro de Deus e vocês as armas do Senhor.

Em Ipatinga há duas bibliotecas a disposição do povo. Ainda não foram queimadas para iludirem ao mundo que em Minas Gerais se permite produzir ideias. Cada estado tem uma cidade além da capital com essas bibliotecas de fachada, mas todas as outras foram fechadas. Igrejas precisam de um lugar...

No Centro da cidade há doze igrejas. Dois bairros muito pequenos (Ferroviários e Das Águas) não têm igrejas, comércios ou escolas, mas vão aos bairros próximos. Outro bairro pequeno, o Novo Cruzeiro, possui quatro igrejas e uma escola infantil.

Todos os outros bairros têm de seis a vinte igrejas, nenhuma biblioteca e uma ou duas escolas. Cada escola tem o diretor para cuidar da administração e o pedagogo para fiscalizar os professores passando em tempos indeterminados pelas janelas das salas: Escola é lugar de ensinar. E é pra ensinar a verdade. Não para posicionar-se contra o governorreligioso.

Nos bairros nobres há ao menos quatro escolas. Em todos os demais bairros, enquanto sobejam igrejas bem cuidadas, a escola é precária e o salários dos professores é reduzido ano a ano. Quantos professores resistiram até o final da década?

Um carro preto, igual a milhões, parou diante de uma porta de uma casinha simples, de minúsculo jardim bem cuidado no bairro Esperança. Ao mesmo tempo em que o sol surgia amarelo colorindo a terra, a calçada, o asfalto.

No carro estão três homens grandes e a líder, Joana Altvater, uma mulher delgada. Todos leem a Bíblia.

A porta da casa se abre e em seguida o portão de acesso à rua.

Do carro sai o motorista com a Bíblia na mão esquerda e um .38 na direita; e atira no Jovem Esperançoso. Seu sangue se junta ao amarelo solar formando um belo tom brilhoso. Mais ninguém ver isso. Apenas saem do carro os outros três com suas Bíblias e armas. Entram na casa pisando no cadáver.

Joana, como é seu maior prazer, mata as crianças.

Os outros dois homens matam a avó, os pais e a esposa do rapaz.

Pegam algumas coisas que lhe agradaram e vão embora.

Tudo aconteceu sem pressa. Com calma e tranquilidade.

Os barulhos não fizeram nenhum vizinho procurar ver o que estava acontecendo. Ao contrário, o silêncio musicava a rua.

Você que está lendo crê que o ocorrido fora alguma novidade no bairro, na cidade, no estado ou no país?

O que digo é:

A cidade sequer deixou de ser formigueiro a devorar as cigarras. Minutos após o sossego aparentar na casa do Jovem Esperançoso todos saíram de casa e passavam pelo cadáver e pela casa amaldiçoando-os pela blasfêmia. Enquanto iam ao trabalho sob a bênção de Deus.

 

 

Recomendo a leitura de:

A Chave do Tamanho e Viagem ao Céu, ambos de Monteiro Lobato.

 

¹ Origem da palavra heresia: É uma palavra que vem do latim: haeresis, que, por sua vez, vem do grego: haíresis, significando CAPACIDADE DE ESCOLHER! Exatamente, heresia significa simplesmente capacidade de escolher! Mais tarde foi utilizada como tudo aquilo que se opunha e ainda se opõe a Igreja Católica. Hoje heresia é um relâmpago contra a ortodoxia, o fanatismo e o fundamentalismo, venham eles da religião, da política ou da sociedade. Herege é aquele que não perdeu a capacidade de escolher entre pedras e diamantes.

Fonte: https://www.dicionarioetimologico.com.br/heresia/

² Origem da palavra anátema: Em Latim, anathema significava inicialmente “dom, oferenda”. Origina-se no Grego anathema, de ana, “para cima” e tithenai, “colocar”. Tratava-se do gesto de elevar com as mãos, na frente do altar, algo devotado a um deus, como um perfume, uma flor, um cálice de vinho. Como muitas vezes a oferta era um animal a ser sacrificado, a palavra se distorceu e veio a assumir a conotação de “a ser exterminado, condenado, amaldiçoado”, como a Igreja Católica usa agora. Tanto é assim que, a partir de certa altura, ainda em Latim, passou a significar “excomunhão, reprovação, rechaço”.

Fonte: https://origemdapalavra.com.br/palavras/anatema/

³ Matança é o tema em Deuteronômio 02, 30-35. Matar em nome de Deus pode.

 

Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.

É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes.

É graduado em Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”.

Autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”.

Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).

 

Escrito nos dias 05 e 06 de dezembro de 2020. Trabalhado entre os dias 05 e 10 de janeiro de 2021.

domingo, 3 de janeiro de 2021

NÃO APRENDI A VIVER

 

TENTAREI SOBREVIVER A 2021

 

I

 

Confie em mim

Muitos dizem

Não confie nele

Muitos dizem

Todos parecem saber tudo

 

Pareço um bobo

Talvez seja tolo

 

Confie só em mim

Muitos falam

Não confie nos outros

Muitos falam

Não sei quem é o bruto

 

Entre todas as vozes

A perdida é a minha

 

Sim a mim

Muitos sussurram

Não aos demais

Muitos sussurram

Quem escuto

 

Atrocidade da atroz cidade

Onde está minha voz

 

Olho-me pelo espelho

E o que vejo é a cidade

Não me quer gente, mas aparelho.

 

II

 

Qual mais louco

Artista ou professor?

Público ou estudante

Aproveitam sem dar-lhes valor.

 

Artista e professor

Suportam o frustrante

Que é ser valor

Sem ter valor

Na cidade desgastante.

 

III

 

Camila de Oliveira

Escapou de 2021,

E como ser astral

Nos ajudará a não cair

Mas a subir a ladeira.

 

IV

 

Um mundo se definindo

Amanhã talvez venha

Hoje talvez se detenha

Um ir e vir falso infindo.

 

 

Ofereço como presente aos aniversariantes:

Josué S. Brito, Raposinhabr Lavy e Jhenifon Ribeiro.

 

Recomendo a leitura de:

A antologia “Versos Ácidos do Vale do Aço”. Pode ser adquirido pelo watzap +5533998034325

 

Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.

É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes.

É graduado em Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”.

Autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”.

Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).

Imagem: foto do autor.

 

Escrito em 26 de dezembro de 2020. Trabalhado entre os dias 28 de dezembro de 2020 e 03 de janeiro de 2021.

domingo, 27 de dezembro de 2020

NÃO SEI VIVER, EMANUEL

 ou ESTE TERCEIRO DIA ATÉ HOJE NÃO VEIO

 

 

Escribir por necesidad

Porque es también denuncia el oficio

Para ubicar los espejos cara a cara

Y vernos en el silencio que escogimos

Escribir para que nos crucifique la historia

Hacer que grite y llore y nos deshonre

Para que no quede en el olvido

Escribir para nombrar a los culpables

Para nombrarnos uno a uno tras el vidrio

Porque hacen falta los versos y la bronca

Porque lo hemos dejado morir en la calle

Y de frio.

(Coronel¹).

 

Se alguém for falar mal de mim, não o faça pelas costas. Chame a mim, pois sei coisas terríveis sobre mim que a maioria nem imaginaria.

Diz Benito Bardo Junior. É importante separar as coisas. Rubem escreve o cronto, mas quem vive e conta a história é Benito.

Política e religião é o assunto da conversa e o que segue é após algumas dezenas de minutos após se sentarem num quintal em Belém do Pará.

- Anteriormente falei ao senhor que aqui em Belém temos o caso do deputado Éder Mauro Cardoso Barra e do delegado Marivaldo Pamplona da Silva, mais conhecido por Marivaldo do Pirarucu. Éder e Marivaldo realizavam juntos um esquema de nomeação de familiares, agiotagem, contrabando e grupos de extermínios.

Diz o professor Ariano, o Mouro. Ele para um pouco, olha pra lua enquanto bebe um gole de cerveja e continua:

- Inclusive o documento “‘Relação de devedores da União que financiaram campanhas eleitorais de candidatos ao cargo de Deputado Federal’ emitido pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Procuradoria-Geral Adjunta de Gestão da Dívida Ativa da União, Coordenação-Geral de Estratégias de Recuperação de Créditos” comprova que Marivaldo tem uma dívida não previdenciária financiando o candidato a deputado Eder. Prenderam o delegado e encontraram muitas provas dos crimes cometidos pelos dois. Mas em menos de seis horas, “não se sabe como”, um delegado conseguiu cem mil reais para pagar sua fiança. E ambos estão soltos.

O assunto muda parecendo não ter nenhum anexo com o a fala acima.

- Quando eu era jovem praticava uma religião. Até que ainda a respeito. Não a sigo mais porque não creio mais que religiões religam o ser humano a Deus. Essa religião ensina: “só existe o bem porque Deus criou apenas o bem e não criou o mal; e só Deus pode criar. O mal é apenas uma ilusão, uma fantasia humana.”. Acho que ainda acredito nisso... Não sei.

Benito interrompe sua fala para beber sua cerveja e observar a castanheira banhada pela lua. E continua:

- Mas o que quero dizer é o quanto me chocava ao ouvir no catolicismo o Salve Rainha “degredados filhos de Eva gemendo e chorando num vale de lágrimas”. Eu sempre dizia “não sou um degredado filho de Eva. Sou um filho de Deus e não vivo num vale de lágrimas. Vivo no Vale do Aço; vale de gente forte feito aço”. Porque no Leste de Minas, onde moro, tem o município de Ipatinga que fica no Vale do Aço. A microrregião tem esse nome porque minha cidade tem uma importante indústria de aço bruto e na cidade próxima, Timóteo, há uma indústria de aço inox.

Benito interrompe sua fala outra vez. Bebe mais um pouco e, sem olhar para nada nem ninguém, continua:

- Bem, fui crescendo, crescendo não só em tamanho, mas em idade, em feridas e fui observando as coisas. O ser humano é o lobo do homem. Ainda creio ou acho que acredito que na Imagem Verdadeira o que Deus criou não se desfaz. Mas temos um apego enorme a ilusão. Não sei dizer estou falando certo, mas me dói muito... É muito doloroso pra mim saber que o ser humano ininterruptamente prefere o mal ao bem. Talvez eu esteja exagerando ao dizer continuamente. Mas se não é sempre é quase sempre. E não quase nunca. Não sei viver, pois é doloroso demais ser gente. Não sei viver, pois não há sociedade, mas sim alcateias. Mas ainda tento. Tento através das minhas aulas; que pelo menos alguns consigam ser pessoas de bem e não apenas de bens. – Ri amargo. – Quando escrevo e denuncio tudo isso espero que as pessoas parem e pensem e tentem “não vamos fazer mais isso. Vamos modificar”. Não sei vou conseguir. Acho pouco provável, mas ainda assim resisto.

Para passar o período natalino e de troca de ano estamos Benito, eu, Girvany de Morais, Glaussim e sua família no quintal da casa de Ariano, no Belém do Pará. E foi aí que o até então calado Glaussim diz:

- Não gosto de refutar Deus em pensamentos. Acho que Ele é muito mais que isso. O que penso é: “buscamos a aceitação de um Deus bondoso e esquece que Ele fez o mundo, o universo, as possibilidades de bem e mal”. A árvore que estava no centro do Éden é uma alegoria para o bem e para o mal. É uma parábola para a escolha humana. A escolha de pegar o fruto e entender sobre o bem e sobre o mal.

Interrompe sua fala para beber e olhar as pessoas nas outras mesas. Enquanto isso Benito diz:

- Mas será que buscamos um Deus conosco, um Deus bondoso?... – Olha a todos ao redor da mesa até fixar-se na lua acima da castanheira. Só aí continua: Creio que a busca geral é o Deus belicoso...

Glaussim pensa um instante e retorna ao seu raciocínio:

- O paraíso e o inferno são a mesma coisa. Quem torna tudo um inferno são as pessoas com suas escolhas assim como quem consegue florear a própria vida a transforma num paraíso. Enquanto muitos soltaram bombas em Nagasaki e Hiroshima outras tomavam seu café... É terrível. Mas tudo é escolha dos homens que governam e das pessoas que aceitam os governos impostos.

Bebe outro gole e retorna:

- Essa árvore – olha a castanheira sob a lua –, a do Jardim do Éden, está na terra, na superfície de nossas mentes e buscar sua seiva é procurar o que nos move, a alma máter. Se a pessoa consegue de alguma forma enriquecer e olha ao lado e vê a miséria dos demais... É aí que a pessoa descobre quem ela é.

Benito pega o celular, procura uma charge e a mostra aos amigos: 


- A paz pela guerra é a ideia de vida “amelricana”. Numa aparente mudança de assunto:

- Em Ipatinga temos muitos prefeitos caçados nesses últimos seis anos. O prefeito Nardielo Rocha, que ficará até 31 de dezembro, está respondendo a uma dezena de processos. Ele é aquele que foi eleito por dizer que o adversário iria, nas escolas, acabar com banheiros para meninos e banheiros para meninas; ficando um só banheiro para todes usarem na hora do recreio. Foi eleito em nome de Jisuis. Ah! Sinceramente estou cansado de religiões. Mas diz aí, Ariano. O tal delegado está solto? Está trabalhando? O que está acontecendo com ele? E o deputado, continua no cargo? Vai candidatar-se de novo? Quais são as notícias que temos em relação a esses dois cidadãos de bem.

- O deputado está em franca campanha. Começou a andar pelos bairros de Belém. Como deputado federal deveria estar em Brasília... Agora, o delegado tem ligações estreitas com grupos de extermínios... Esses dois sabem fazer política. Prendem um grupo de traficantes, divulgam nos jornais e o povo os crê salvadores da pátria. Sendo que, na verdade, apenas acabaram com aqueles que pararam de lhes dar propinas.

Glaussim retoma a palavra:

- O mundo é instável. Seja geograficamente, seja humanamente. Vemos os movimentos das placas tectônicas, das quedas de meteoritos que este mundo não foi feito para ficar em paz. De tempos em tempos surgem formas absurdas de homens-deuses como os faraós, Júlio César, Gengiskan, Hitler, os presidentes dos Estados Unidos e o nosso Boçalnato.

- Parece que uma nuvem negra vem se aproximando com uma tempestade... – Diz Ariano. – Não consigo engolir essas coisas. É muito difícil. Não consigo engolir mesmo.

Girvany é um bom ouvinte e por isso só agora dá o seu parecer:

- Alguém já ouviu falar em crimes nas comunidades indígenas? A Bugra, de Nena de Castro, nos mostra: Eles não são perfeitos, claro. Mas qual é a proposta de comunidade deles? Uma coisa que eles não têm, mas na nossa é essencial, é a competição. Não falo de competição esportiva, mas sim de capital. Aqui, se um trabalha oito horas para conseguir construir uma boa casa outro trabalha doze para construir algo melhor.

Come um pouco e continua:

- Acompanhada por Nena, Flávia Frazão nos diz: “Não é uma ridícula questão de luta do bem com o mal.”. As sociedades onde as desigualdades não existem ou são muito poucas a proposta é viver em comunhão. – Uma breve pausa e: Temos que lembrar que as pessoas são frutos das ideologias.

- É! E como disse Paulo Freire: “Não existe imparcialidade. Todos são orientados por uma base ideológica. A questão é: sua base ideológica é inclusiva ou excludente?”. O presidente, pela milésima vez desdizendo o que disse fez um arremedo de plano de governo para vacinação do covid. Na primeira vez do plano os professores estariam em segundo lugar na prioridade de vacinação, mas mudou de ideia e nos colocou em último lugar junto com os presidiários. Minha fala não objetiva desmerecer as pessoas desprovidas de liberdade, mas sim em nos colocar no mesmo patamar de quem comete crimes. – Diz rindo: E tem presidiário ofendido por ter sido colocado no mesmo nível do professor...

 

Perdão!

Sobre o Natal e o ano novo:

Estou deprimido demais para desejar algo que não acredito ser possível estes anos: feliz.

Mas

Desejo do meu coração que tenham tido um Natal...

E quem tenham força e coragem para passar por 2021.

Espero que tenham tido uma boa preparação para o renascimento do Emanuel, o Deus Conosco, para que Ele cresça em 2021.

Mas

O povo que num domingo Lhe proclama “Hosana nas alturas” na sexta lhe proclama “Crucifica-O!”.

Em 2016 Ele foi golpeado.

Em 2017 foi sabotado.

Em 2018 Jesus foi cuspido e esbofeteado.

Em 2019 Ele foi agredido e ferido de morte.

Em 2020 Ele foi morto...

Mas vejamos se em 2021 Ele ressuscita e cresce.

Mas

Como isso poderá fazer-se?

Quem é Jesus, o Cristo, o Emanuel? O que se faz com Ele?

Mateus 07,12. Mateus 07,21-23. Mateus 18,01-14. Lucas 24, 07.

 

 

Ofereço como presente à aniversariante Liala Coelho.

Talvez em 2021 não ofereça meus textos a ninguém em especial.


Recomendo a leitura de:

“Versos Ácidos do Vale do Aço”, deste macróbio que vos fala e de nove outras grandes vidas. Comprar um exemplar é, primeiro, beneficiar seu cérebro; depois apoiar a arte/literatura local. Meu watzap é: +5533998034325.

 

¹ Silvia Martínez Coronel é uruguaia e vive em Montevideo; é colunista na empresa Periódico La Brecha; é docente de Literatura; é crítica de Arte; e é escritora. Coronel crê e incentiva “Dê de presente um refúgio. Um livro é companhia porque aquele que lê nunca está só.”. Ela repete a fala de Laura Martínez Coronel: “A criação tem o eterno poder de derrotar a morte”.

 

Sobre vacinação dos professores:

GALVANI, Giovana. Governo descumpre promessa e retira professores da fase dois da vacinação.  https://www.cartacapital.com.br/educacao/governo-descumpre-promessa-e-retira-professores-da-fase-2-da-vacinacao/?fbclid=IwAR3P_cANtgGAP2n5wOURpab3__nmZoS3PWlPASYTxHr5dKoIHonwYXhw2JY Acesso 18 Dez 2020

Veja Saúde. Como é o plano de vacinação contra a Covid-19 do governo federal. Disponível https://saude.abril.com.br/medicina/como-e-o-plano-de-vacinacao-contra-a-covid-19-do-governo-federal/?fbclid=IwAR3w7s7YyruWFeG3j_iIgilLtbGtHOFlImASx_HNSyAxkHs4Z92b9H3q-EQ . Acesso 18 Dez 2020.

 



Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.

É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes.

É graduado em Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”.

Autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”.

Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).

Imagens:

Charge: pela internet.

Versos Ácidos feita pelo autor.

 

Escrito na manhã de 14 de julho partindo de uma conversa por watzap. Trabalhado entre os dias 21 e 25 de outubro; e encerrado entre os dias 23 e 27 de dezembro. Tudo em 2020.

domingo, 20 de dezembro de 2020

FELIZ MEYRY CHRISTINA E PRÓSPERO ANGU NOVO

  

Se alguém for falar mal de mim, não o faça pelas costas. Chame a mim, pois sei coisas terríveis sobre mim que a maioria nem imaginaria.

Diz Benito Bardo Junior. É importante separar as coisas. Rubem escreve o cronto, mas quem vive e conta a história é Benito.

Assim, meu primeiro celular foi por despeito. Quem eu queria incorrespondidamente tinha e por não o ter comprei um. Isso na primeira metade da primeira década do milênio.

 

Meu corpo está enfermo desde 2018. O que me faz exalar cheiros não agradáveis. Nada insuportável ou demasiado intenso, mas existentes. Perceptível para quem fica a meio metro de mim.

Na sala dos professores, sempre de modo velado, vejo as disfarçadas torcidas de nariz; ouço os risinhos discretos quando me afasto e vez ou outra pego o meio de alguma conversa na sala ao lado. E não, eles não sabem e continuarão ignorando que sei. E a prova disso é: Rubem Leite é pouco lido. Amargo demais; excessivamente ácido; ferrenho crítico do cristianismo e da Bíblia.

Algo que Benito e eu achamos engraçado é: Nos dias de aniversário de algum funcionário da escola, dia dos pais, das mães, Páscoa etc. chovem:

Parabéns! Muitas felicidades e longos anos de vida! Que Deus te abençoe! Jesus te ama! Feliz Páscoa! Feliz Dia dos Pais, das Mães, da Mulher! Feliz Natal e Próspero Ano Novo! Etc.

Mas por que achamos engraçado? Lendo o cronto entenderá.

Por não gostar dessas convenções civilizadas, aviso à diretoria para não comunicarem meu natalício a ninguém. Irritar-me-ia! – Gostou de mesóclise? Não sou Temer, graças a Deus. Por isso nada tem a temer. – Eu ficaria irritado ao ser felicitado por quem me detrata.

 

Devido a pandemia a rede municipal da cidade onde leciono seguiu dois modelos criado pela ONU (ERE e ERI)¹ para ensino em casos de catástrofes, guerras, pandemias... E elaborou como metodologia nove blocos de atividades. Cada professore cria seus blocos e a escola os envia para o setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Se for aprovado a Secretaria os devolverá para serem repassados aos alunes. Todos os blocos possuem breves explicações, exemplos e cem questões que foram disponibilizados um a um desde metade de março até dezoito de dezembro. Ao mesmo tempo a escola onde trabalho criou para cada turma um grupo de watzap para retirada de dúvidas e explicações. Em paralelo, de acordo com sua personalidade, cada professor elaborou sua metodologia de ensino para ser utilizado como orientações extras.

 

- Professores! – A vice-diretora nos chama no grupo de watzap criado para todos os funcionários do turno matutino. – De amanhã até sexta-feira vocês terão que vir a escola mostrar seus diários as pedagogas. Cada um irá pegar um papelzinho com o nome de um colega para fazermos um amigo oculto. A revelação e troca de presentes será na Reunião de Conselho que teremos em janeiro.

Benito e eu rimos bastante, mas ele aceitou, claro. Fazer o quê?...

Por outro lado:

Numa segunda-feira um pai escandalizado entrou no grupo de watzap e disse:

- Essas perguntas têm conteúdo ideológico e malicioso. Estou indignado. Independente de qual partido você “torce” não coloque em nossos filhos. Enviei essas perguntas às pessoas competentes para puni-lo. A escola é para ensinar; é pra falar a verdade.

Vejamos a charge para responder as questões referidas pelo indignado: 


Agora vejamos as perguntas:

Questão 09: Quando o presidente desobriga a vacinação ele está beneficiando o povo ou o covid-19? Por quê? Questão 10: Sendo você um estudante sabe bastantes coisas. De acordo com o que aprendeu, responda as questões abaixo: a) Os gestos corporais e as expressões faciais dos vírus indicam o quê? b) E a expressão facial do presidente, o que indica? c) Qual é o verbo que está conjugado na fala do presidente? d) Quantos verbos no infinitivo têm na fala do presidente? Quais são eles? e) Da fala do presidente há quatro palavras que não são verbo, escreva-as.

E o pai continua:

- Escola é lugar de ensinar. E é pra ensinar a verdade. Se você “torce” para algum partido fique só procê. Ensine a verdade, mas isso daí é partidarismo. Dá pra ver claramente que esse professor de Português se posiciona contra o governo. O aluno tem que saber português. Assim tem que ser a visão de um professor, não de um militante.

Vejamos agora a pergunta 16, pois ela se casa com as duas acima: Estudamos entrevistas em blocos anteriores. Aprendemos o que é, como fazer e como registrar as entrevistas. Se tiver dúvida pesquise no google; e se ainda continuar com dúvida, pergunte ao professor ou à professora de Português. Atenção! A entrevista será exclusivamente por watzap. Lembre-se de ser fiel ao que disse e como disse a pessoa entrevista. A pessoa entrevistada será a professora de ciências da escola. a) Pergunte à professora o nome completo e o grau de estudos dela. b) Qual é a importância da higiene? c) Por que é necessário escovar os dentes e quantas vezes por dia isso deve ser feito? d) O que acontece com quem contrai (pega) o corona? e) O que pode acontecer com quem não recebe vacina contra caxumba, poliomielite e outras?

Como o irritado falou no grupo, não em particular, transferi a pendenga para a direção escolar. Numa vídeochamada o diálogo foi assim:

- Analisando as questões nove e dez é claramente perceptível que somente duas coisas foram trabalhadas: Gramática e interpretação textual. – Diz o professor. – O texto pode ser escrito ou pode ser visual, ou seja, imagens. Foram trabalhados gramática e interpretação textual. É importante lembrar também que o bloco passou tanto pelo crivo da pedagogia escolar quanto da pedagogia municipal. Ou seja, tem o respaldo da Secretaria Municipal de Educação.

- Entendi o posicionamento do pai e respeito a posição dele.

- Também respeito a posição do pai, diretor. A questão, como ele mesmo disse, é ensinar a verdade. As questões e a charge apresentam o que estão acontecendo; sem crítica político-partidária. O que elas discutem é a verdade, os fatos através de uma análise crítica.

- A equipe pedagógica avaliou as questões?

- Sim! Foi avaliada pela Secretaria Municipal. Mas o mais importante das questões nove e dez é o estudo de verbo e a interpretação textual. Trabalhar no educando a observação facial da pessoa que está falando algo.

- Então se as questões foram elaboradas pelos três professores de Português e a equipe pedagógica avaliou como sem cunho político-partidário não há nenhum problema. Quanto ao senhor e aos demais professores oriento: não debatam nem discutam essas questões no grupo.

- Foi exatamente esse o nosso procedimento. Uma vez que o bloco passou por todos os trâmites essa esfera de discussão com o pai já não cabe a nós, mas sim ao âmbito administrativo.

- Então está tudo certo. Agiu corretamente...

- Mas o nosso posicionamento de professor é trabalhar a verdade; é promover reflexão nem contra nem a favor de qualquer governo, mas analisar a todos os governos. E não analisar apenas os governos. É para analisar a vida. Analisar o que padre ou pastor fala, o que o vizinho está dizendo e até mesmo o que nós, professores, estamos falando. É importante que haja diálogo, discussão, interpretação textual. É o que os professores de Língua Portuguesa buscam fazer. Ensinar a verdade é diferente de partidarismo, pois é apontar os fatos.

- Huuuum. É... É isso mesmo.

- Ah! Um outro ponto relevante é a questão dezesseis, pois discute a questão da vacinação, a importância da higiene, da escovação dentária, das vacinas, como se contrai o coronavírus e como proteger-se. Então, na verdade, as questões nove, dez e dezesseis discutem a saúde e a doença sobre o prisma da ciência.

- Então não há mais nada a discutir. – Pensa por alguns segundos e volta a falar. – Professor, já pegou o nome de seu amigo oculto? É importante a troca de presentes. Ah! E feliz Natal e próspero ano novo!

 

Já no grupo de watzap da turma a discussão retorna as oito da manhã: “É absurdo! Essas ideologias... Já não basta ideologia de gênero ainda têm que ficar fazendo ideologia política? Absurdo!”. Mas não ecoa nos demais pais. Não sei se por discordância ou se por comodismo. Como Guimarães Rosa “Eu quase que nada que não sei. Mas desconfio de muita coisa.” Assim, pelo que observei até hoje da sociedade, suspeito que é a segunda hipótese. A eterna espera de um messias, de um mito salvador. Esperá-lo é mais cômodo do que conquistar seus direitos.

Quase onze da noite, no meu celular aparece uma mensagem de watzap de algum desconhecido. É o pai:

- Feliz Natal! O senhor pode explicar a questão dezesseis? Eu e meu filho não estamos entendendo.

Não resisto e sorrio. Mas ninguém vê, já que estou em minha casa atendendo os dois fora do meu horário de plantão.

- A questão dezesseis é muitíssimo simples. É uma entrevista. Em alguns blocos atrás estudamos e fizemos entrevista. Esta questão é um reforço do que foi aprendido. Ou seja, o aluno questionará à professora de Ciências sobre vacinas, higiene e saúde. Fiquem atentos. As questões nove, dez e dezesseis têm uma ligação. Todas falam de saúde, mas a nove e dez priorizam gramática e interpretação textual; onde o texto pode ser escrito ou pode ser imagético mais o estudo de verbo. As três questões têm como objetivos o estudo e compreensão de saúde e doença. Então preste bastante atenção nestas três questões para que mantenham o bem-estar e o conhecimento dos fatos, da verdade.

O professor vê que visualizam a resposta, mas nada mais dizem. Então nós dois rimos apesar da vontade de chorar pela sociedade que vivemos.

Ah! E cuidado com a vacina: Vocês irão transformar-se em jacarés. Eu não. Serei um crocodilo do rio Nilo ou dos igarapés.

 

 

Ofereço como presente aos aniversariantes:

Joe Arthuso, Victor F. Matos, Wilson Filho, Ziza Saygli, Bruna A. Menezes e Deiverson Tófano.

 

Recomendo a leitura de:

“Voz dos corvos”, de António MR Martins:

http://poesia-avulsa.blogspot.com/2020/12/voz-dos-corvos.html

 

¹ O que são ERE, ERI, EaD?

O EaD – Ensino a Distância – é algo permanente, com professores preparando suas aulas que serão repassadas aos estudantes via tutor.

No ERE – Ensino Remoto Emergencial – os professores continuam trabalhando com seus respectivos alunos em uma situação de caráter emergencial e provisória como guerras, pandemias ou catástrofes naturais. Como é algo imprevisto não há como planejar previamente o ERE, pois as condições de estudos variam de acordo com a crise enfrentada. Mas, à medida que professores e alunos vão se adaptando e que se torna possível antever como agir e reagir, o ERE se converte em ERI.

Já o ERI – Ensino Remoto Intencional –, apesar de ainda continuar dentro da crise, já se torna possível à equipe pedagógica e professores planejarem de modo adequado como tornar mais eficaz os estudos para que realmente ocorra o ensino/aprendizado.

 


Rubem Leite
é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.

É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes.

É graduado em Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”.

 Autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”.

 Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).

Imagens:

ZÉ DA SILVA. Boa notícia pra quem?. Disponível https://www.instagram.com/p/CGla5IVHU3Z/?utm_source=ig_embed . Acesso 16 Dez 2020.

Versos Ácidos do Vale do Aço. Foto do autor.

 

Escrita iniciada na noite de 28 de julho e trabalhado entre os dias 15 e 20 de dezembro de 2020.