terça-feira, 9 de março de 2010

GATOS

Rubem Leite

Madrugada de 08-3-10


Ofereço a todos os meus leitores sem exceção,

em especial, claro, minhas leitoras. Parabéns pelo seu dia.

Ofereço também a todas as gatas, às cachorras e a seus donos...

Sinto saudades de minha Cam. Ela é que era cachorra de verdade.


O gato preto chega a sua casa. Silencioso. Manco. Olho rasgado (não furado). Cortes perto do rabo, na barriga. O sangue pinga. Mia. Deita no seu cantinho preferido. Triste. As fêmeas não o quiseram. Nenhuma. O malhado venceu. Nele, alguns lanhos no pescoço, na bunda. Só. Mia. Dorme.

O gato malhado continua na rua com muito a fazer. Nem sente dor. Contente.

O gato preto dorme. Mia. Dorme.

- Bichim. Bichim. Bichim.

O gato preto mia. Dorme.

- Que foi Mimado? Recusando comida? Mãããe!

O menino o pega assustado.

O veterinário lucra.

Alguns dias de mimo para o Mimado.

E o gato preto dorme. Mia. Dorme. Come. Dorme. Persegue. Dorme.

Os mimos se foram.

E o gato preto dorme. Mia. Dorme. Come. Dorme. Persegue os pardais. Dorme. Come. Dorme. Persegue ratos. Dorme.

Miauuuuuuuuu!

Miauuuuuuuuuuuuuuuu!

Firche!

Firche!

Miauuuuuu. Firche.

Miauuuuuu. Firche.

Silêncio.

Festa.

Tristeza.


O céu está claro e de onde estou não vejo nenhuma nuvem.

O que vejo entre as janelas de meu quarto e o céu azul são verdes galhos de árvores emoldurados pelos arcos de minha varanda.

Lindo!

O fundo deste quadro vivo é o azul do céu e sobrepostos vejo o verdor vivo, os arcos e as janelas.

Sinto algo agradável tocar meu coração.

E tudo servindo apenas de detalhes para o centro de meu coração.


Recebi condolências de vários amigos. Muito obrigado a todos e da grande poeta Nena de Castro: “Ô Rubão! A Cam está latindo e correndo nos campos celestiais, buscando a bola para o futebol dos anjos! Cadela amiga, melhor que muito amigo ‘cadelo’ que a gente vê por aí! Beijos, Nena”.

Mesmo sendo apenas um animal, gosto dela. E mesmo sendo dolorido a sua partida valeu tê-la conhecido...

Nenhum comentário: