sexta-feira, 12 de março de 2010

SAMIR

Rubem Leite

11-3-10


Os textos abaixo ofereço aos parentes e entes queridos do jovem Samir

e aos aniversariantes:

Sheila M. Lima, Marlene R.G. Silva, Lílian Hara,

Alexandre Gonçalves Costa,


Dona Maria era uma senhora de 92 anos, elegante, bem vestida e penteada. Estava de mudança para uma casa de repouso, pois o marido com quem vivera 70 anos, havia morrido e ela ficara só... A caminho de sua nova morada, a atendente ia descrevendo o minúsculo quartinho, inclusive as cortinas floridas que enfeitavam a janela.

- Ah, eu adoro essas cortinas. – Disse ela com entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho.

- Mas a senhora ainda nem viu seu quarto...

- Nem preciso ver. – Respondeu ela. Felicidade é algo que você decide por princípio. E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todo dia quando acordo. Sabe, eu tenho duas escolhas:

Posso passar o dia inteiro na cama contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem... Ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem. Cada dia é um presente. A velhice é como uma conta bancária. Você só retira daquilo que guardou. Portanto, lhe aconselho depositar um monte de alegria e felicidade na sua Conta de Lembranças. E como você vê, eu ainda continuo depositando. Agora, se me permite, gostaria de lhe contar uma receita.

1- Jogue fora todos os números não essenciais para sua sobrevivência. Isso inclui idade, peso e altura. Deixe o médico se preocupar com eles. Para isso ele é pago.

2- Dê preferência aos amigos alegres. O “baixo-astral” puxa você para baixo.

3- Continue aprendendo. Não deixe seu cérebro desocupado. Uma mente sem uso é oficina do diabo. E o nome do diabo é Alzheimer.

4- Ria sempre, muito alto. Ria até perder o fôlego.

5- Lágrimas acontecem. Agüente, sofra e siga em frente. A única pessoa que acompanha você a vida toda é você mesmo. Esteja vivo enquanto viver.

6- Esteja sempre rodeado daquilo que você gosta: pode ser família, animais, lembranças, música, plantas, um hobby, o que for. Seu lar é seu refúgio.

7- aproveite sua saúde. Se for boa, preserve-a. Se estiver instável, melhore-a. Se está abaixo desse nível, peça ajuda.

8- Viaje sempre que puder evitando viagens ao passado.

9- Diga a quem você ama, que você realmente o ama, em todas as oportunidades.

E lembre-se sempre que:

A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego... de tanto rir... de surpresa... de êxtase... de felicidade!


O texto acima recebi do Preletor Elias Caetano Ferreira. Ele se chama “Receita para Ser Feliz” e não sabemos o autor. O texto abaixo é de minha autoria e se chama Samir.


As 17:30h de terça-feira está abafada. Passo no camelódromo para conversar com Samir, que tem papo interessante. Um cara baixinho de pele clara e cabelo liso que está sempre rindo. E sua maior qualidade é ser Atleticano. Gaaalooooo!

- Já viu a Fada dos Dentes?

Pergunta para a cliente jovem e a outra cliente responde

- Não gosto de homem musculoso. Só tem massa, braços imensos, mas não dão conta...

- Por isso que é vantagem ser baixinho.

Fala sorrindo e continua

- Por isso que dou conta.

- Sempre se promovendo.

Responde a cliente jovem e a outra cliente continua

- Mas é mesmo. Os pequeninos costumam ter energia.

E eu só ouvindo e rindo. Com a saída das clientes começo a brincar

- Já largou de cruzeirisses? Pois sabe como é, né, não consegue dar umas acalmadas na muié...

- Que isso, cara, sempre atleticano. Ela é que estava estressada e precisa de uns remédios.

- Eu sei, tonto. É só brincadeira. Mas falando sério. Sua esposa está melhor?

- Graças a Deus. Ela é meu tudo.

- E a banda. Quando vão parar de enrolar? Ainda não ouvi vocês.

- Tamos ensaiando e não demora vamos apresentar. Quero você lá.

- Eu já estou lá. E sua mãe, ainda não conheço nada do que ela escreve.

- Um dia eu te mostro.

As 17:30h de quinta-feira está abafada. Desço do ônibus pensando em dar um pulo na barraca para rever Samir, simpático rapaz bonito. Comerciante bom de venda e se os dvd’s tiverem com problema ele troca sem problema.

Cartaz feito às pressas

LUTO do Samir. Enterro hoje às 16 horas.

A frase é ambígua. Parecia que ele estava de luto, mas achei

Perguntei a uma camelô

- O Samir morreu?

- Morreu!

- ?

- Tem dois dias que ele sofreu acidente e ontem morreu no hospital.

- Poxa! Não dá nem para ir ao velório.

E saio descompassado. Um cara no início dos vintes anos. Sensação estranha no coração. Peso na cabeça. Vou ao hipermercado comprar pão, leite e outras necessidades pensando nele. O barulho dos carros e o burburinho das pessoas estão distantes. As árvores , os prédios, as pessoas, as coisas estão distorcidas. Penso nele. Penso: “Este corpo é como a correnteza. A correnteza é inconstante e se escoa sem parar” (do Canto da Vida Eterna – Dr. Masaharu Taniguchi). Bom saber que a vida continua não como frase de expressão. Bom saber que a vida é diferente do corpo. O corpo se foi e Samir continua.


Nenhum comentário: