domingo, 25 de abril de 2021

MORTE: VIDA QUE SEGUE

 

PERIGO!

Este cronto é o sétimo de uma novena a pensar criticamente a Bíblia. Se isso te amedronta pare por aqui. Está avisade. Se continuar será por sua conta e risco. Não me responsabilizo pelo desconforto que sentirá, pois é difícil não ser misantropo quando se tem neurônios funcionais.

 

O Espírito de Deus desceu sobre Jefté e este prometeu a Deus: “Quando eu voltar vitorioso da guerra oferecerei em holocausto a primeira pessoa que sair de minha casa para me receber.” E Deus deu a vitória a Jefté.

(Juízes 11, 29-34)

 

Em português, na íntegra:

 

É dito “Quem cedo madruga Deus ajuda”. Mas talvez a verdade seja “Para quem cedo madruga Deus não existe”. Nietzesche disse “Deus está morto”. Não discuto se Nite (escrevi conforme se pronuncia; aportuguesei) negou a existência de Deus. Isso é assunto para outra hora.

Deus está morto! O padre Claudemir Serafim O matou ao dizer: covid não é católico porque odeia ao Senhor. Flordeliz O matou ao fazer orgia com seus cinquenta filhos, ao casar-se com um deles e assassiná-lo quando não queria atender aos seus desígnios. Malafaia O matou ao edificar o Templo de Salomão e – antes, durante e depois da construção – extorquir dinheiro dos incautos. Valdemiro Santigo O matou quando vendeu “feijão ungido” para curar covid. O líder espírita Divaldo Franco e os líderes religiosos já citados O mataram quando votaram no Boçalnato. E estes são apenas exemplos notórios da prática cristá.

Deus está morto! Cinquenta e sete milhões de brasileiros, com a cumplicidade dos que votaram branco ou nulo, mataram-nO ao escolheram um genocida como presidente. E não há chance de dizerem que foram enganados porque Boçalnato sempre afiançava o mal encarnado que era, é e será:

Só não te estupro porque você não merece. Minha filha foi uma fraquejada que dei. Ter filho gay é falta de porrada. Índio não terá um centímetro de terra. O negro mais magro pesava quinze arrobas; não serve nem pra procriar. Meus filhos foram bem-educados e não namorariam uma negra; não são promíscuos como os artistas pretos. Sonego todo imposto que posso.

Proudhon disse que a religião apregoa o que pode ser chamado de Teoria da Resignação para impedir o povo de rebelar-se. Como a religião faz isso? Ao consagrar-se como inviolável o seu poder e privilégio por vontade divina. Assim, a religião consola o povo declarando “Força! Você conseguirá alcançar o Céu aceitando sofrer. Não importa que outros tenham boa vida. Assim é pela Vontade inquestionável de Deus”. E com os olhos tapados o povo caminha tapado.

A deputada Paula Belmonte é autora do Projeto de Lei que torna a educação serviço essencial. – Muitos falam. – E na semana passada o deputado Ricardo Barros disse:

- Só professor não quer trabalhar na pandemia. É absurdo a forma como estamos permitindo que os professores causem tantos danos às nossas crianças na continuidade de sua formação. O professor não quer se modernizar, não quer se atualizar. Já passou no concurso, está esperando se aposentar, não quer aprender mais nada. Só professor não quer trabalhar.

Acompanhado por muitos, respondo:

A Educação só é serviço essencial quando o professor tem que ir à sala de aula durante a pandemia. Mas nunca para receber salário digno ou receberem vacina; nunca para melhor aparelharem as escolas; nunca para os alunos terem acesso de qualidade a internet. Estou desanimado, mas ainda dou murros. É uma lástima que só encontro alvo em ponta de faca.

O docente enfrenta o pior dos inimigos. Tudo que o educador ensina é anulado pelos padres e pastores ao ameaçarem o povo com o fogo do inferno se não descrerem do professor. A educação não consegue combater as mais horríveis adversárias: as religiões. Ah! Seria tão bom se os pais não permitissem que o cérebro de seus filhos se maculassem com as maledicências das igrejas. Mas essa não é realidade. Estou desanimado, mas ainda combato com a esperança que um dia deixe de ser em vão.

Entretanto o que essas coisas têm a ver com o tema do cronto? Talvez quem lê se pergunte. Vejamos o tema: Os versículos vinte e nove a trinta e quatro do capítulo onze de Juízes e nos versículos vinte e cinco a cinquenta e quatro do capítulo trinta e um de Números (Núm 11, 25-54) ensinam o sacrifício humano. Agora, como conseguir que o povo se sacrifique e como ter coragem para sacrificar o outro?

- Boçalnato cumpriu este versículo. – Respondo à hipotética pergunta. – Venceu as eleições de 2018 e ofereceu em sacrifício a população brasileira. Duas semanas atrás eu disse e repito:

Tenho certeza que não há álcool nem sabão capaz de limpar o sangue nas mãos e almas dos cúmplices dos já se aproximando a quatrocentos mil assassinados pelo presidente e seus conluiados através do covid-19. Estes criminosos vão sobreviver, pois Cristo disse: “este mundo é dos maus”. Os cúmplices do presidente – seus eleitores – continuarão a disseminar o mal porque só sabem dizer “Luladrão, Lulinha Friboi, petêêê” e “só detesta bandido de esquerda”; os de direita os senhores apoiam. Já eu continuarei a ser Dom Quixote; a cigarra a estourar-se de tanto gritar no deserto que é seus cérebros. E só me calarão quando as formigas devorarem esta cigarra.

No Rio de Janeiro o vereador boçalnariano Dr. Jairinho torturou e matou a chutes o enteado de quatro anos. Causando-lhe hemorragia interna e lacerando o fígado além de diversos outros ferimentos e hematomas. Isso com omissão ou participação da companheira, mãe da criança. Jairinho é um sujeito observador, calado e avesso a debates.

Dois apêndices a quem está lendo:

O que pensa quando conhece uma pessoa má está calada e é observadora?

O que pensa quando alguém ruim é calado e foge de debates? Gostaria que me respondesse.

Continuação do parágrafo anterior aos apêndices:

Como dizia, Jairinho é um sujeito observador, calado e avesso a debates. É um cidadão de bem; um homem religioso. E três dias após o assassinato assumiu um cargo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar na Casa para disciplinar os vereadores. O Coronel Jairo, pai do vereador assassino, está preso por corrupção e outros crimes; quase todos ligados ao Flagro Boçalnato, filho 01 do Vocessabequem.

- Senhor! Preciso ser reeleito. Se reeleito for oferecerei algo muito sagrado.

Assim Jairinho e Mônica, cúmplice no assassinato do próprio filho, rezaram diante do altar em sua casa. Mas do altar apenas o silêncio. Interessante é que só conseguiram acender a vela na terceira tentativa, quando irritada, Mônica falou baixinho “desgraça!”.

Jairinho foi reeleito. Passou-se o primeiro mês da posse; atravessou o segundo e nada de cumprirem a promessa. No primeiro tríduo de março o casal teve pesadelos cobrando a promessa. No quarto dia o padrasto teve um sonho revelador; e como dormira bem. Os três dias seguintes foram de planos e no oitavo a realização.

O sábado e o domingo o menino ficou com o pai. Na manhã de segunda este entregou o filho à mãe.

Antes de entrarem no carro o menino pedira para ficar, não queria ir. Mas o pai não teve escolha. 

A segunda-feira amanheceu tranquila. Mônica pegou na cozinha uma bacia de bronze, uma faca e uma colherinha de prata para ocasiões especiais. O casal foi ao banheiro para se purificarem para a oração matinal especial. Nus se ajoelharam diante do altar.

- Pai! Ao Senhor ofereço meu sangue. – Disse o vereador – e furou fundo o indicador direito.

- Filho! Ao Senhor ofereço meu sangue. – Disse Mônica – e furou fundo o indicador direito.

- Espírito Santo! Ao Senhor oferecemos nosso sangue. – Disse o casal – um encostou o anelar direito no mesmo anelar do outro e fizeram um leve corte.

Os sangues caíram na bacia. Ele misturou o sangue como se fosse um ato sexual. Sensualmente ela pegou a colher e colheu um pouco do sangue na bacia e o bebeu. Repetiu a ação, dando-o ao amante.

Puseram curativos nos dedos, vestiram-se e foram para a sala receber a criança que em instantes chegaria e, assim, encerrarem a consagração.

Assim que o hospital declarou a morte da criança, o vereador assassino disse ao Pai: “Vamos virar a página, vida que segue. Faz outro filho.”. E este o olha atônito.

Durante o sepultamento, enquanto o pai joga uma pá de terra sobre o caixão, Mônica se olha no espelho para retocar a maquiagem e fala baixinho para o amante:

- Veja que horror está meu cabelo. Acabando esse troço vou direto ao meu cabelereiro.

À noite, durante o culto, a convite do pastor, o vereador discursa comovido:

- Sou Evangélico com Deus no coração. Conservador, luto contra a ideologia de gênero. Médico, nunca trabalhei; sempre fui vereador e luto pela escola sem partido. Defensor das famílias estou unido a Boçalnato. Pois é Brasil acima de tudo e Deus acima de todos.

- Miiiito! – O povo gritou em adoração ao seu – ênfase no pronome possessivo – seu Messias.

 

 

En español, trozos sobresalientes del cruento – MUERTE: VIDA QUE SIGUE

Los nombres abajo son de personas reales; todos son líderes religiosos y unos son también políticos:

 

¡Dios está muerto! El cura Claudemir Serafim Lo mató al decir: covid no es católico porque odia al Señor, Flordeliz Lo mató al hacer orgía con sus cincuenta hijos, al casarse con uno de ellos y asesinarlo cuando no quería atender a sus ganas. Malafaia Lo mató al edificar el Templo de Salomón y – antes, durante y después de la construcción – obligar a los incautos a pagar bendiciones. Valdemiro Santiago Lo mató cuando vendió “frijol ungido” para curar covid. El líder espírita Divaldo Franco y los líderes cristiano ya dicho Lo mataron cuando votaron en el Bozalnato.

¡Dios está muerto! Cincuenta y siete millones de brasileños, con la complicidad de los que votaron blanco o nulo, Lo mataron al elegir un genocida como presidente. Y no hay posibilidad de hablaren que fueran engañados porque Bozalnato siempre hay declarado el mal encarnado que era, es y será.

Lunes amaneció tranquilo. Mónica agarró en cocina una cuenca de bronce, un cuchillo de plata y una cucharita también de plata para ocasiones especiales. La pareja fue al baño para purificarse para la oración matinal especial. Desnudos se arrodillaron delante al altar.

- ¡Padre! Al Señor ofrezco mi sangre. – Dijo el concejal – y se pinchó el indicador derecho.

- ¡Hijo! A Usted ofrezco mi sangre. – Dijo Mónica – y pinchó el indicador derecho.

- ¡Espíritu Santo! A Usted ofrecemos nuestra sangre. – Dijo la pareja – Uno acostó el anular derecho al mismo anular del otro e hicieron un pequeño corte.

Las sangres cayeron en la cuenca. Él mescló la sangre como se fuera un acto sexual. Sensualmente ella agarró la cucharita y recogió un poco de la sangre en la cuenca y lo bebió. Repitió la acción, dándola al amante.

Pusieron curativos en los dedos, se vistieron y fueron a la sala recibir el niño que a un rato llegaría y, así, encerraren la consagración.

Así que el hospital declaró la muerte del niño, el concejal asesino dijo al padre: “Vamos a pasar página, vida que sigue. Hacé otro hijo.”. Y esto lo mira atónito.

Durante el funeral, mientras el padre echa un poco de tierra sobre el ataúd, la madre se mira en el espejo para retocar el maquillaje y charla en voz bajita al amante: “Mire como está horrible mi pelo. Acabando esa mierda me voy directo a mi peluquero.”.

Por la noche, en el culto, por invitación del pastor, el concejal discursa conmovido: “Soy cristiano con Dios en el corazón. Conservador, lucho contra la ideología de género. Médico, nunca trabajé: siempre he sido concejal y lucho para los maestros no hablaren mentiras sobre los gobiernos de derecha. Pues Jesús está a derecha de Su Padre. Entonces solo la derecha es buena. – Sin embargo, un cerebro en la iglesia piensa “Si Jesús está a la derecha entonces el Padre está a la izquierda…” – Mientras piensa el cerebro, el concejal asesino platica: Soy defensor de las familias y por eso estoy unido al Bozalnato. Pues es Brasil arriba de todo y Dios arriba del pueblo.

 

 

Ofereço como presente aos aniversariantes:

Erika Aviles, Felipe Martins, Wilder Alves, Maxi Cabral e Cibele Teixeira.

 

Recomendo a leitura de:

“A Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire;

“Colapso”, de António MR Martins:

http://poesia-avulsa.blogspot.com/2021/04/colapso.html

 

“La teoría de la resignación a servido a la sociedad impidiendo la rebelión de los pueblos. La religión, consagrando con el derecho divino la inviolabilidad del poder y del privilegio, ha dado a la humanidad fuerza para continuar su camino y apurar sus contradicciones. Sin esa venda, echada a los ojos del pueblo, la sociedad se habría disuelto mil veces. Era preciso que alguien sufriese para que ella curara; y la religión, consoladora de los afligidos, ha decidido al pueblo a sufrir. Este sufrimiento nos ha conducido a donde estamos: la civilización, que debe al trabajador todas sus maravillas, debe aún a su sacrificio voluntario su porvenir y su existencia.” (Pierre J. Proudhon).

 

Sobre a fala do deputado Barros:

https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/04/20/ricardo-barros-governo-critica-professores.htm?cmpid=copiaecola

 

Sobre o vereador Dr. Jairinho:

http://www.camara.rio/vereadores/dr-jairinho

 

Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve todo domingo neste seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO. É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. É graduado em Letras-Português. E pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”. Autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).

As imagens são todas do autor.

 

Escrito entre 08 de fevereiro e 25 de abril de 2021.

2 comentários:

Glaussim disse...

É triste que a matrix cause tantos descontroles

aRTISTA aRTEIRO - Rubem Leite disse...

Veja o vídeo abaixo:
https://youtu.be/kVQ2Qbo4bkI