quinta-feira, 14 de agosto de 2008

sem título

Conta Calvinito (José Calvino de Andrade Lima no seu Fiteiro Cultural), que numa sexta-feira à noite, por esquecimento, deixou o fiteiro aberto. Acordou no sábado pela manhã sobressaltado pelo descuido. Saiu de casa às pressas pensando no desmantelo que iria encontrar. Lá chegando, estava tudo do mesmo jeito como deixara na noite anterior. Aos malandros da noite e aos bêbados convictos não interessara a riqueza dos seus livros, a sabedoria impressa dos seus cadernos, a cultura enciclopédica que ali ficara exposta. Tudo estava a salvo. O povo da noite e das ruas não se interessava por aquilo.
(Porque hoje é sábado – por Clóvis Campelo
www.notaindependente.com.br)

- Mãe! Minha barriga ta duendu.
- Num é nada, fio.
- Mas ta duendu, mãe. Será que to duenti?
- Já disse, fio, que num é nada.
- Mas, mãe, será que num é nada istragadu?
- Fio, num tem nada na sua barriga. Se num comeu nada como pode ter argu istragadu? Vem e senta aqui que já vai começar Ovídeo Xô. Depois Vali a pena ver di novu a çeção da tardi.
Esparramam-se pelos buracos do sofá esquecendo as mazelas.


- Mãiê! Estou faminto!
- Mas não tem nem uma hora que almoçamos, querido?
- Mas já estou faminto, mãiê. Estou em fase de crescimento.
- Bem, peça a Creuza para preparar alguma coisa.
- Ah! Vamos ao “shopiiingui” comer no Máqui Dônaaaldiss.
- Depois, queridinho. Agora peça a Creuza para preparar algo no microondas. Depois venha para assistirmos juntos a Sky.
Cada um foi se esparramar no seu quarto desconhecendo as mazelas.


- Mãe, estou com apetite!
- Já? Então pegue uma fruta, querido!
- Não tem doce?
- Tem, mas deixa para mais tarde. Temos banana, laranja e uva. Escolha uma delas.
- É que estou com vontade de comer doce.
- Então ta, mas coma uma fruta primeiro e tire só um pedaço, pequeno, do doce.
- Estou lendo Reinações de Narizinho, mãe.
- É? Gosto muito de Lobato, querido. Conte-me o que já leu até agora.
E ambos vão para a cozinha fazer um lanche enquanto o menino conta.


Quem ali sou eu? E você, quem é? Quem você conhece que se enquadra nas vidas acima?

Um comentário:

Clóvis Campêlo disse...

Caro RUBEM:
Grato pelo LEITE derramado.
Foi uma justa causa.
Abraços