segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

AMIZADE É CONSTRUÇÃO

ou AMIZADE É CONSTRUÇÃO. SEU ARQUITETO É O TEMPO. OS PEDREIROS SÃO AS EXPERIÊNCIAS CONJUNTAS¹.


Simone canta a composição de John Lennon e Yoko Ono: "Então já é Natal e o que você fez. O ano termina e começa outra vez".

Gilberto Gil compôs "Não é Natal nem Ano Bom [...] Nem um sinal no céu [...] Nenhuma data especial".

Glaussim, escritor amigo meu, disse-me entre outras coisas: "Desejo (a você) neste Natal muita consciência".

_ Já é Natal sem ser Natal. O Menino Jesus não nasceu. Os que clamam "não ao aborto" O abortaram nas igrejas fazendo arminhas e orando nos quartéis, pedindo o fim da democracia para que haja democracia... Odiando em nome de Cristo, exaltando torturadores àqueles que foram torturados.

A ignorar o que ouviu diz:

_ Sorrir é bom, é terapêutico, rejuvenesce.

_ Sim, são fatos. Por outro lado, a grande maioria de quem está em depressão sorri e ri bastante. Por um motivo muito simples: não quer incomodar, não quer que o outro sinta o mesmo; sequer deseja que o outro fique triste.

_ Deixa de tristeza. Alegre-se!

_ Depressão não é tristeza; é vazio. E uma pessoa em crise de depressão consegue, por estranho que pareça, divertir-se. Mas o "buraco" continua.

_ Não deveria isolar-se.

_ A gente se isola por dois motivos: Não pesar o ambiente com nossa presença; e esta é a principal razão. E porque ficamos cansados de interpretar, de pensar no bem estar do outro. E um "repouso" se faz necessário.

_ Não faz sentido... O que isso tem a ver com Natal?

_ Para alguém em depressão a diversão é possível por alguns minutos ou poucas horas. E não é mascarar; realmente foi bom momento. Mas o vazio apenas fica submergido, pronto pra voltar. E riso/sorriso não combate nem trata a depressão. Isso sim é uma máscara para não incomodar ou entristecer o outro. Talvez possa ser chamado de ato solidário.

_ Continua sem sentido pra mim.

_ Charles Bukowski declarou "A tristeza é causada pela inteligência. Quanto mais entende certas coisas, menos desejaria compreendé-las".

_ Ainda não entendo.

_ Um/a terapeuta pode explicar melhor, cientificamente. E deve ser ouvido/a. Uma pessoa com depressão pode falar empiricamente; o vive. E deve ser ouvida.

_ O que você precisa é reagir: sorrir... sair... divertir!

_ Suas palavras são:

_ Minhas palavras são o quê?

_ Respondo apenas: No interior ou no jardim: Quinta-feira não saí de casa; sexta-feira não saí de casa; sábado coloquei um pé fora do portão para chamar meus cachorros, mas não saí de casa. Domingo, continuei em casa neste Natal. Lendo, dormindo, vendo as flores, plantas, bichos, ouvindo pássaros, galos, insetos. Quatro dias noventa por cento perfeitos. Se houve dez por cento imperfeitos é porque tenho vizinhos. Eles cansam, mas não nos convivemos.

_ Ah, você só quer reclamar para que sintamos pena de você.

Sabendo que nada que disser será compreendido repete com poucas mudanças um verso da música: "O ano termina e começa tudo igual outra vez".

Aparentemente muda de assunto. O que lhe faz parecer louco:

_ Iansan, minha santa Bárbara, rainha das tempestades, carrega uma espada. A senhora é guerreira e ainda mais uma ferreira. Trabalhar com o ferro é, no contexto, desenvolver tecnologias. Carl Sagan explicou "Deus não reside num céu de nuvens. Simplesmente vive nas mentes nubladas". E as tempestades limpam, retiram nuvens. A senhora clareia as mentes nubladas. E é assim que Olorum-Deus-Alá habita nossas mentes. É Iansam, minha gente. É Iansam.

_ Ah, Exu, meu santo Antônio! Se tenho que atravessar este novo ano me abençoe. Por favor, abra as portas; conduza-me pelas veredas, vielas, estradas. É Exu, meu povo. É Exu a nos conduzir a Deus-Olorum-Alá.

Gostaria que o Menino Jesus nascesse e crescesse em nós sem que O torturemos e matemos. 


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Cronto de Rubem Leite.


¹ Parte de um comentário meu a um excelente texto de Girvany de Morais.


Imagens:

. São José e Menino Jesus "descabeçados" pelas ações humanas; e livros, panela de ferro e flor de aço bruto como ofertas pedindo perdão. Foto do autor do cronto.

. Capirotinho, de Guilherme Infante. Retirado da página Capirotinho no Facebook. Cada conselho para sorrir, reagir é um soco em que está com depressão.


Domingo estive sem acesso a internete e por isso publico em 26 de dezembro de 2022, segunda-feira. Dia que minha mãe (Maria Etienne) completaria noventa e três anos.

domingo, 18 de dezembro de 2022

A VOZ DE MUITAS ÁGUAS

Quatrocentos anos antes da vinda de Cristo um santo monge budista saiu de seu país para ser missionário em um país não muito distante.

Na capital ele fazia três pregações por dia. Uma em cada uma das três principais praças da cidade.

Na primeira praça sua primeira palavra saía ao mesmo tempo que o primeiro raio de sol. Na praça seguinte seus ensinamentos soavam como o brilho da aura do meio-dia. Na última praça sua última palavra cessava junto com o último raio de sol.

Eram tão doces as Verdades que pregava que o rei ficou sabendo e foi ouvir o santo e sábio monge budista.

Após ouvir tão doces e belas Verdades foi conhecer o missionário e converteu-se ao budismo. E fez grandes coisas para a nova religião oficial do país. Mandou construir templos para o povo rezar, monastérios para formação de novos monges, escolas para, desde crianças, o povo seguir o budismo. Nada muito diferente, talvez menos violento, que a imposição da religião oficial nas Américas...

Um dia o rei perguntou ao santo e sábio monge:

_ O que receberei de Buda pelos méritos de tudo que fiz em Nome do Senhor?

_ Tudo é mérito nenhum.

Depois de ter escrito essa história, o professor escreveu no quadro as seguintes perguntas para a turma responder:

1) Comparando com os Ensinamentos de Cristo,  que pregação Ele fez que se assemelha ao Ensinamento "Tudo é mérito nenhum"?

2) Saber e sabor têm a mesma origem. Sendo assim, após as muitas doces Verdades qual é o "sabor" da Verdade "Tudo é mérito nenhum"?

3) Analisando esses dois Ensinamentos - o do monge "Tudo é mérito nenhum" com o de Cristo em Lucas 17,10 - é possível perceber que as diversas religiões professam o mesmo com palavras diferentes. Comente essa afirmação.


_ Professor, por que o senhor diz que o budismo também é certo? Se o certo é que só Jesus salva.

_ Isso será o senhor que terá que me responder. A história e as perguntas estão aí para ajudar a turma a pensar e repensar o que conhecem.

_ O senhor não acredita em Deus, em Jesus?

_ Creio no Jesus histórico, mas não no Jesus teológico.

_ E por quê não?

_ Pelas próprias palavras dEle.

_ Jesus disse "viu a Mim, viu ao Pai".

_ E também falou "por que me chamam de bom? Só Deus é bom"; "... Só Deus sabe quando será o fim dos tempos. Eu não sei". Quando o Brasil ainda era colônia o rei de Portugal mandava alguém para representá-lo. Desacatar o emissário do rei era desrespeitar ou desobedecer ao rei, pois olhar o representante é ver o rei. Pelas próprias palavras de Jesus vemos que Cristo é o Emissário, o Representante de Deus...

_ O meu pastor vai discordar do senhor.

_ E não discutirei com ele. Primeiro porque também já acreditei na Santíssima Trindade e não tem mal nenhum nisso, desde que faça o bem sem olhar a quem. Segundo porque a liberdade de crença é um direito. Desde que não haja algum tipo de fascismo embutido lutarei com unhas e dentes pelo direito do outro pensar diferente. O importante é: Pense!

Ninguém mais perguntando nada olha o relógio e diz "a turma tem vinte minutos para reler o texto,  pensar no que leram na Bíblia,  no que eu, os outros professores, padres e pastores já dissemos e, mais importante, pensar com suas próprias cabeças e responder as perguntas".

Passado o tempo.

_ Então, estudantes. O que responderam?

Silêncio.

_ Não responderam nada? Nem a primeira questão? E se dizem cristãos!?!

_ Não me lembro se pastor já falou disso.

_ Também não sei se já ouvi isso na missa.

_ Ouvir o padre, o pastor é muito bom. Mas ler a Bíblia e pensar por si próprio é muito melhor, muito mais importante e muito mais certo e correto. É como ouvir a nós, professores. Isso é muito importante. Mas estudarem, pegarem os livros, fazerem comparações entre o dito em livros diferentes, unirem as diversas informações que possuem valem muito, muito mais. Usem o próprio cérebro.

_ Então não é preciso ler outro livro além da Bíblia como o senhor acabou de dizer.

_ Não disse isso. Não distorça minhas palavras. Tenho falado sempre na importância do respeito ao diferente, às diversidades. E para respeitar não se pode temer e para não ter medo é preciso conhecer. E se não acredita em mim creia no que explanou São Paulo: "Analise todas as Escrituras e guarde o que for bom, o que for certo"¹. Paulo não disse pra ler só a Bíblia, mas para estudar tudo, tudo!

O professor olha os alunos e vê desinteresse em alguns e descrença em outros, mas vê também reflexão em uns poucos, bem poucos estudantes.

_ Na primeira pergunta podemos pensar na fala de Cristo: "Somos empregados inúteis. Realizamos o que tínhamos que fazer".

_ Onde está escrito isso? - Uma aluna duvida do professor.

_ A questão três diz onde está. Vamos à segunda indagação: Tanto o Monge quanto Cristo ensinaram muitas coisas lindas, mas também ensinaram Verdades o quê?

_ Azedas, salgadas. Verdades amargas. - Responde um dos estudantes vistos a refletir.

_ Exato. A Verdade é sempre feia e amarga. Mas muitas vezes aparece trajando as lindas roupas da História e utilizando-se das doces palavras da sua companheira História. A filha da Verdade e da História é conhecida por Parábola...

_ Como as duas podem ter uma filha se ambas são femininas? É preciso de macho e fêmea para se ter filhos.

_ Elas podem adotar. Mas lembre-se que aqui estamos usando metáforas e outras figuras de linguagem.

_ Por fim a última pergunta. Esta resposta não darei. Serão vocês, estudantes, - e quem está lendo este cronto - que me presentearão com suas reflexões.

Toca o sinal do recreio.

_ Na próxima aula desejo que me digam. Podem escrever e deixar suas ideias no comentário abaixo.


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Rubem Leite.

Foto do autor: imagem do Deus Sumiyoshi; entidade budista e shintoísta comparada ao Jesus descrito em Apocalipse 01, 10-16. Daqui também saiu o título deste cronto.

¹ I Tessalonicenses 05, 21.

Escrito entre 15 e 18 de dezembro de 2022.

domingo, 11 de dezembro de 2022

OS DESCENDENTES DE OUTROS GENES

"Meus ancestrais me trouxeram até aqui e minha descendência me levará adiante"¹.

O que fazer se não deixo descendência? Nunca tive, não tenho e nem terei.

Não quero deixar a ninguém a miséria humana; a miséria da condição humana. Já basta as que há.

O máximo a que me permito é amenizar a humanidade dos que já estão aqui.

É duro, não belo ser humano.

Espero que os que cuido não me culpem por continuarem aqui. Da mesma forma que não culpo meus ancestrais. Simplesmente seguiram seus instintos a anelos de bons frutos.

E eu? 

Ignoro meus instintos, não sexuais. Só os reprodutivos. E conservo o anelo de suavizar a humanidade dos meus descendentes de outros genes.

"El día se me echa encima con su sentencia: habrá que levantarse y afrontar el trabajo diario, los saludos matinales, las sonrisas torcidas"².

_ Bom dia, professor Benito. - Duas coisas me dão muito, muito medo: Sorriso e palavras gentis. Principalmente, mas não somente, de quem não me fez/faz bem.

- Bom dia, diretora.

_ Pra quem está sempre com uma bengala... - um risinho silencioso de deboche - vejo você sempre de cócoras...

Respondo ou não?

_ Se fosse porque acho elegante usaria uma de madeira, pois artesanal me agrada. Minhas ossatura e musculatura estão boas. E já lhe disse o motivo deste apoio. Se a senhora não ouviu...

A pedagoga que a acompanha intervém:

_ O professor tem labirintite. Assim tem baixo equilíbrio.

Toca o sinal para o início das aulas. - Com licença. - Levanto-me e vou pra sala de aula.

_ Professor! - Um estudante me diz: Nós queremos uma educação para ajudar a pensar e não que nós ensine a obedecer.

_ Nós quem?

_ A turma...

_ Não! No geral a maioria aqui não passa de aluno. Em toda esta escola há pouquíssimos estudantes. E sobre pensar o senhor não me viu batalhar o ano inteiro para conduzi-los à reflexão? Todo o ano letivo ouvi dos alunos "Macumba, Exu, bruxaria etc." como coisas más? E todo o ano letivo dizendo-lhes "meu direito termina quando começa o do outro", "ouçam para compreender, não para apenas responder". Ninguém teme Loki ou Hades. Por quê? Porque estes são europeus, brancos. Enquanto os orixas são dos povos negros do continente - continente, não um só país, mas muitos países com culturas e religiões diferentes -. Os senhores temem as bruxas que eram as sábias e intelectuais da época. As equivalentes de hoje a médicas, biólogas, químicas, conselheiras, praticamente juízas. Mas não têm medo das religiões que as prenderam, censuram, torturam e as mataram das formas mais sofridas que conseguiram imaginar.

_ O senhor vive falando mal do cristianismo...

_ Não critico o cristianismo. Respeito muitíssimo a Jesus Cristo. Eu digo é dos cristãos, pois seus comportamentos comprovam o quanto duvidam de Jesus; e dos que acreditam... o quanto odeiam a Cristo.

Fica um silêncio que Benito aproveita para olhar nos olhos dos presentes. Foram poucos segundos. A aula termina, o tempo passa e chega os últimos minutos da quinta aula.

_ Graças a Deus estou livre desse inferno.

Com a faca traspassada em seu coração:

_ O senhor me acha um demônio?...

_ Não, professor. É que...

_ No inferno só há demônios e diabos. O senhor crê que é isso que professores vêm fazer na escola? Infernizar aluno? Não é para compartilhar conhecimentos? Fazer pensar, refletir?

_ Não foi isso que quis falar.

_ Mas foi o que disse.

Segurando as lágrimas tolas que queriam sair:

_ Ah. Como quero fazer isso: ensinar a ver o que olham, escutar o que ouvem. A compreenderem o que sentem. Ah. Quantos professores querem praticar isso. Mas três coisas nos impedem: as religiões, a política e as famílias moldadas pelas religiões.


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Texto e fotos do autor: Rubem Leite.

¹ BOTELHO, Denise. Quadro negro de recordações. NEGRAS (In)CONFIDÊNCIAS. [Org. Benilda Brito e Valdecir Nascimento]. Belo Horizonte: Mazza Edições. 2013. P. 39.

² PAZ, Octavio. Trabajos del poeta ¿ÁGUILA O SOL? D.F. México: Tezontle, 2001. P. 24.

Escrito e trabalhado entre 05 e 11 de novembro de 2022.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

MENTES PERTURBANDAS NO PLANETA PESADELO

 "Temos de ser cruéis. Temos de recuperar a consciência tranquila para sermos cruéis. Que sorte para os ditadores que os homens não pensam"¹.


As quatro da manhã eu com manha no ainda escuro. Minutos depois, o Sol. E eu sem manha para enganar a mim e a outros...

Desânimo; levanto-me, faço café, limpo a casa. - Pra quê? Dez minutos depois parece que meu irmão bailou na cozinha com pés enlameados.

Olhos fatigados, válvula propussora desanimada e hora de ir ao trabalho.

A chuva branda deixa escorregadio o pátio cinza amarronzado da escola.

Os olhos, como nuvens, molham o rosto pálido esverdeado do professor.

A chuva tranquiliza o céu. As lágrimas escoam a tristeza.

Alunos que não fazem atividades; não se interessam em ser mais eles. Contentam-se em ser mais um grão do barro: sem vez, sem voz. Cobranças administrativas para agilizar o não funcional.

Pelo celular leio o discurso da vereadora Karla Coser (Vitória ES) e pensossinto:

Um pai militar, fanático por Boçalnato, aprecia-dor de brigas de galos, estudante - talvez praticante - do nazismo - possivelmente também do fascismo - ensinou seu filho desde tenra infância a atirar, dirigir sem habilitação, sua "superioridade", a ler Minha Luta, de Hitler, a ler a Bíblia, a não ler Machado de Assis, Victor Hugo, Dostoievski, Cervantes, Shakespeare, Marx, Paulo Freire...

Aos quatorze anos o garoto começou a planejar ataque terrorista - será que ele já sabia que era terrorismo ou só pensou no 'quão divertido seria' ou em 'quanta justiça haveria'? -. Aos dezesseis se traja de preto, calça camuflada, suástica no braço direito, pega as duas armas e o carro do pai, sai de casa, vai a uma escola, a mais perto de sua casa, e em seguida vai a sua exescola. Em ambas deixa mortos, feridos, traumatizados. Em Aracruz, no Espírito Santo, no Brasil ficam milhares de confusos, de amedrontados.

Depois de seu grande (de)feito vai pra casa, estaciona o carro na garagem, recarrega as armas e as põe no lugar, retira a suástica montada com fitas vermelhas e almoça em paz com seus pais.

Onde estou as aulas do dia ainda não começaram, mas já há excesso de vozes. Muitas em minha cabeça: lar, extermínio, escola... Outras tantas do professorado. Saio uns três passos da sala dos professores e volto a uns trechos do discurso de Coser: "O ódio, a exaltação às armas livremente, a normalização de símbolos nazistas são base pra esse crime que aconteceu em Aracruz. Quem apertou o gatilho junto? Essa pergunta é pra toda sociedade refletir. A questão dos tiroteios nas escolas e das violências cotidianas que professoras e alunos sofrem é muito complexo e não pode ser olhada apenas pela ótica da segurança pública. O diálogo e a construção precisa passar pela educação e pela assistência. Não é simples e, por isso, não existem soluções fáceis.".

Cansado, escoro-me ao lado de um vaso de plantas fora da sala dos professores.

_ Por que está aqui fora?

_ Gosto de estar próximo das plantas...

_ Elas não falam mal, não ofendem.

Imagino que ela se refere ao como fui tratado pela minha "chefe" dois dias antes. Digo:

_ Plantas são silenciosas. Anseio a sua serenidade, paciência.

A pessoa se vai e sussurro às folhagens:

_ Meu coração se machuca. Dois ou três dias prostrado, cansado. Chuvas e ventanias.

E as plantam me sussurram em resposta:

_ "Minha estrela vai se apagar"². O que tem que brilhar é a escrita de quem veio denunciar, encorajar.


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Rubem Leite.


¹ RAVELI, Nicoli. A Mente Perturbanda de Adolf Hitler Através de Trechos do Mein Kampf* Disponível https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/a-mente-perturbada-de-adolf-hitler-atraves-de-5-trechos-do-mein-kampf.phtml Acesso 05 Dez 2022. * Minha Luta, em português.

² Música "Planeta Sonho", composição de Flávio Venturini, Márcio Borges, Vermelho.


Imagem: foto tirada a meu pedido por Pedro Henrique.


Escrito e trabalhado entre 16 de novembro e 05 de dezembro de 2022.

domingo, 27 de novembro de 2022

ENTRE O SILÊNCIO E A HISTRIONIA

ou O CORPO É UMA CIDADE

Cada corpo é um município e os munícipes "não se tornam melhores. Deus continua sendo ofendido sem parar"¹. - Quem me lê possivelmente estar a pensar "mas Rubem fala tanto contra religiões" e é verdade, mas falo muito mais dos "fiéis" e "seus líderes". Respeito as divindades, as deidades, as entidades.
Cada vida humana passa por muitas coisas durante cada instante, mesmo que uma predomine. Assim começou o cronto de hoje, assim continuará e desse modo terminará.

Minhas mãos são bairros. Nelas há cidadãos e escolas, mas, para contrapor às ciências,  há também igrejas e a extrema direita maluca...
Noutro corpocidade, em duas escolas uma bactéria adolescente, leitora de Hitler, filha de militar a favor da liberação de armas para o povo, após dois anos de planejamento, arrombou cadeados, e, entre ferir, matar e traumatizar, dizimou a dezenas de professores e estudantes.
_ Jesus, o fim dos hereges - orou - é por Você.
Nos meus "bairros", em uma escola os microrganismos ardem, dispersam, rompem e sangram a epiderme.
Enlouquecem as células ordenadoras, burlam os sistemas imunológicos, febrilizam desnaturando o DNA.
O desatino é tanto que a urbana mão vira um mangue com abundantes caranguejos.

"Eu sei que a vida podia, e devia ser bem melhor"². Mas não consigo dizer que é bonita; não quando se trata do vírus humano.
"Peço a Deus que a guerra não me seja indiferente. É um monstro grande e pisa forte toda a pobre inocência dessa gente"³. No trabalho, nas ruas e em todos os lugares ainda aguento tantos a me mostrarem 'deixa essa gente'.
Hoje, dia de N. Sra. das Graças, recordo que Ela falou a Catarina que o remédio para as desgraças humanas é: "oração ardente e confiante"¹.
A bactéria adolescente, seu pai, os microrganismos e os vírus já falados oram confiantes... O quê oram? A quem oram?
O que oram os cidadãos? Vejamos amostras atrás da Imaculada.
Gosto de N. Sra. das Graças.
Gosto muito mais das palavras de Nossa Senhora na Bíblia. Tão poucas e tão essenciais. "Faça em mim a Vontade do Senhor", "Façam o que Ele disser"...
Mas apontam: N. Sra. das Graças não ensinou "sejam graciosos no tratar aos outros, aos bichos, às coisas", "que suas palavras e ações sejam distribuições de graças" ou outra coisa frutífera. O que dizem que Ela falou foi "cunhem medalhas com a minha efígie como os imperadores fazem. Quem me admirar ganhará umas prendas". Peço perdão a quem se sentiu de alguma forma incomodado ou agredido. Meu objetivo é somente fazer pensar. Vejamos, por exemplo, N. Sra. de Lurdes: "Sou a Imaculada Conceição" e todos que se molham na fonte cavada à mão pela Bernadeth sentindo no coração que também é a imaculada conceição se curam. Fico com o silêncio de Maria. Este sim tem o que dizer.
Entre o silêncio fecundo e o palavreado estéril...

Deitado no rasgado colchão nu nem vê a pouca luz que atravessa a fresta da janela. Olhos fixos no teto não percebe a silhueta a acercar-se da porta entreaberta.
O sussurro do vento lhe desperta dos devaneios.
_ Quem é você?
_ A Intrusa da vida.
_ Se é quem penso que é não é Intrusa, mas a Convidada... A Visita tão esperada.
_ Que assim seja. Venha comigo!
Seus olhos se fecharam e vão embora juntos, ao infinito.
Meu cansado corpocidade repleto de crustáceos decápodes:
_ Seja bem-vinda.
_ Venha comigo!
Meus olhos se fecham e vamos juntos ao infinito.

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Texto: Rubem Leite.
Informações: professores de Ciências Iara e Marcelo.
¹ RICHOMME, Agnès. A Linda Vida de Nossa Senhora. 3 ed. São Paulo: FTD, p. 185.
² GONZAGUINHA. Canção: O Que É, O Que É?
³ GIECO, León; ELLWANGER, Raul. Eu Só Peço a Deus. Cantada por Beth Carvalho e Mercedes Sosa.
Imagens: fotos do autor.
Trabalhado entre 22 e 27 de novembro de 2022.

domingo, 20 de novembro de 2022

BUROCRACIAS NÃO EMPATIA

Há coisas engraçadas

E não consigo sorrir.


Há gente ferida no mundo.

Tem a Copasa que prefere não atender mesmo estando desocupada.

Há quem é a ferida do mundo.


Mas tinha a cadela Frida do México

E ainda há gente que sana o mundo

- tão, tão raros de se reconhecer,

Quase tão difícil de se ver -.

O professor Benito tentou agendar pelo watzap e pelo aplicativo um horário na Copasa de Timóteo e não conseguiu. Foi assim mesmo e simplesmente se recusaram a atender a ele e outras oito pessoas porque não tinham agendado (ele e outros também tentaram marcar um horário, mas sem resultados). Observação: não tinha nenhum - nenhum - cliente sendo atendido. "São ordens da empresa atender só os agendados".

Argumentou e o funcionário Shelton Martins lhe fez ameaça velada:

_ Você está sendo incômodo, desrespeitoso. - Pela maneira que falou deu a entender que chamaria "as autoridades".

_ Não estou desacatando, mas argumentado já que não tem ninguém sendo atendido.

_ Nada posso fazer. Volte segunda-feira com o agendamento que te dei.

_ Tem crianças bem novas, um idoso com necessidades especiais. Eles não podem ficar sem água de quarta-feira (ontem) até a próxima terça ou quarta-feira  (sabe-se que a religação não é imediata).

_ Todos que estavam com você também eram idosos e vão ter que voltar semana que vem.

_ Mas aí está vazio...

_ Só com agendamento.

Saindo desamparado, descompassado pelo princípio de uma crise de labirintite chega em casa.

No dia seguinte pede ao vereador Professor Ronaldo uma intervenção pelos cidadãos.

Após explicar o ocorrido:

_ Benito, informei ao gerente da Copasa e ele ficou de inteirar-se mais sobre o problema. Muito obrigado pelo contato.

_ Eu que agradeço pelo seu empenho, vereador.

Retorno de um funcionário da copasa ao vereador Ronaldo:

_ Bom dia Professor...então...nos não temos a informação..do pq isso está acontecendo ainda....mas eu sempre oriento a pessoa a baixar o aplicativo....(Copasa atende)...muito melhor que ir lá perder tempo....mas esse problema(não atendimento) está mais acima e não temos voz(funcionarios) pra resolver...apenas cumprimos as ordens...infelizmente...bom dia

Além dos erros de português a machucar-lhe, Benito tem o aplicativo e o watzap e de nada adiantaram e, talvez pior é a fala "ir lá (Copasa) perder tempo"...

_ Professor Ronaldo, deixo claro que NÃO almejo punição para o funcionário, mas melhoria no atendimento. Ele, assim como eu, não tem voz de comando. É da empresa que espero humanização.

_ O gerente disse para o senhor voltar hoje que será atendido entre um cliente e outro.

_ Fico agradecido. Verdadeiramente grato. Mas e os outros cidadãos? Somente eu sendo atendido com a falta de empatia da empresa pela sociedade seria egoísmo meu. Sem nada resolver.

_ Ótima reflexão. Parabéns pela sua iniciativa.

Comentei com algumas pessoas a burocracia que cidadãos enfrentam e:

_ Não acredito, Benito. - Alguns colegas professores lhe dizem - Você é muito burro. Não aproveita as oportunidades.

Para que responder? Benito apenas deseja:

Só peço a Deus que eu seja o bobo de Clarice Lispector, em Das Vantagens de Ser Bobo; ou o imbecil de León Tolstoi em Ivan, el Imbécil.

Mas pode ser que eu não seja...

Quem sabe!?!


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Texto de Rubem Leite.

Imagem de Frida colhida na internete.

Cartaz é foto de Rubem Leite tirada num posto de saúde.

Escrito entre 16 e 20 de novembro de 2022.

domingo, 13 de novembro de 2022

A-LUNOS SEM LUZ

Ou A VOZ DO PROFESSOR SEM VOZ


Alunos e seus

Olhos seletivos.

Conseguem ver no celular

Mas não os livros.


Jesus é outra coisa. Jesus é coisa séria.

As Igrejas de extrema direita clamam é por Zejus.


Metade de novembro e a turma encheu-se dos que ainda não alcançaram média.

_ Bom dia.

Começa a aula enfrentando, afônico, o ruído da sala.

_ O ser humano pertence a que reino? Animal, vegetal, mineral ou é uma espécie à parte?

Ninguém responde.

_ Vamos, gente! ... Somos da espécie animal...

_ Não sou animal não.

Protesta uma das faladeiras caladas para responder.

_ Então é o quê? Pedra!?! Planta!?!

_ Num sei. Mas num sô bicho.

_ A palavra animal vem de "anima" que significa energia que dá movimento a tudo que vive. Somos capazes de transformar energia em algo que nos permite continuar vivos, a reproduzir e a locomover.

_ Num importa. Num sô bicho. A Bíblia diz...

Preferindo não entrar numa discussão infrutífera continua sua aula. Mas se sente triste por um ambiente acadêmico estar infectado por "convicção, não por provas".

_ A diferença entre nossa espécie e demais seres vivos é o poder de raciocinar, filosofar e de expressar...

_ A gente num é animal não. - Teima no assunto.

_ Apesar do poder de refletir muitos preferem sequer pensar. - Calculando o rebate: CONTUDO, para nos comunicarmos foi necessário adaptar diversas partes do corpo com outras funções primárias, indo do diafragma, pouco acima do genital, até o topo do crânio. E...

_ E o que isso tem com Português?

Interrompe outro aluno e um terceiro acrescenta:

_ Não gosto quando fala contra Deus.

_ Português é comunicação e para comunicar é importante saber como produzimos palavras, ideias. Seja no nível biológico seja no nível filosófico.

Olhando a turma por dois, três segundos retoma a fala antes que no lugar de ouvirem para compreender, ouçam para responder:

_ Nunca falo contra Deus. Creio e respeito Deus. Não me importo como chamem a Grande Vida ou o Criador. Respeito sempre. O que sempre falei e falarei é contra o preconceito, contra a ignorância. Discuto sobre os religiosos cheios da presunção: "superioridade da minha crença". Critico os traficantes ou mercadores da fé. Nenhuma religião é superior a outra e todas devem ser respeitadas, mesmo se não praticadas.

E retoma, com sua afonia cada vez pior, a falar para ouvidos moucos sobre compreensão e transmissão dos discursos: o que estão me falando? como melhor expressarei minhas ideias.

_ Ah, professor! Para de falar e conte uma história como fazia antes.

Sem ter quem ouça fala para os que apenas escutam:

_ Em uma enchente, um devoto subiu no telhado de sua casa e pediu socorro a Deus. Apareceu uma canoa e o fiel a recusou dizendo "Deus vai me salvar". Veio um barco e não aceitou o socorro. "Deus vai me salvar". Surgiu uma lancha e outra vez recusou a ajuda. "Deus vai me salvar". Por fim, um helicóptero e... "Deus vai me salvar".

A enchente cobriu a casa e o homem se afogou. No Céu:

_ Por que não me salvou, Senhor?

_ Mandei quatro pessoas e você recusou todos os socorros que enviei.

Finalmente bate o sinal. Encaminha-se para a sala dos professores, mas para um instante na biblioteca escolar, escolhe um livro e observa o grafite de Rafa Mattos.

Depois, mais duas aulas antes de enfrentar o complicado, trabalhoso e ruim "diário on-line" adquirido pela prefeitura.


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Texto de Rubem Leite.

Foto do autor: biblioteca escolar Rubem Alves, E.M. Limoeiro, Timóteo MG.

GONTIJO, Bernardo. Por que nós somos animais. Disponível https://www.universidadedascriancas.fae.ufmg.br/perguntas/por-que-nos-somos-animais/ . 13 Nov 2022.

Pensado e escrito entre os dias 08 e 13 de novembro de 2022.